Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 796

Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Porto Alegre / RS - 12:00

Formação - Entrevista

A vida é um aprendizado constante e também o Ministério exige Formação, reflexão e atualização

   Não podemos nos ter por prontos. A vida é um aprendizado constante e também o Ministério exige Formação, reflexão e atualização.

   No Sínodo Vale do Itajaí, temos Conferências Ministeriais a cada mês. Além de assuntos de agenda, dedicamos tempo para estudo de temáticas que envolvem Bíblia, confessionalidade, contexto e missão, conforme orienta o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC).

   Espaço privilegiado de Formação são as atualizações teológicas, que acontecem duas vezes ao ano. Em 2015, os temas contemplados foram: Teologia Pública, com a assessoria do P. Dr. Rudolf von Sinner, e Programação Neurolinguística na Prática, com o Prof. Armando Pastore Mendes Ribeiro. Em 2016, os temas são: Hermenêutica de Lutero e Contextualização da Teologia, com assessoria dos Pastores Guilherme Lieven e Leandro Hoffstaett er e uma reflexão sobre a vida ministerial com o título Meu tempo, minha vida e Ministério - falar e ouvir, com assessoria do P. Dr. Vitor Lin e do Psicólogo Claudemir Casarin. 

   O Centro de Eventos Rodeio 12, que fica na área do Sínodo e do qual somos associados, está recuperando a sua vocação de Academia de Formação. Em janeiro de 2015, foi criado um Campo de Atividade Ministerial, ocupado pelo P. Guilherme Lieven. Desde então, o Centro, além de acolher grupos para retiros e encontros, oferece cursos voltados para Ministros e lideranças comunitárias. Os cursos são realizados em parceria com Sínodos, Administração Central da IECLB, Igrejas parceiras, órgãos públicos e outras instituições.

   Por meio da Assessoria de Formação e Edificação de Comunidades, o Sínodo elaborou muitos cursos destinados à Formação. A Assessoria de Formação também se dispõe a ir até as Comunidades e ministrar cursos. Agora, além de dar continuidade a esta forma de ação, o Sínodo irá focar na capacitação de Ministros e Ministras para que sejam multiplicadores e multiplicadoras dos cursos em suas Comunidades e em outras Comunidades.

   Dois materiais elaborados recentemente se inserem nesta proposta de proporcionar a Ministros e Ministras recursos para o trabalho de Formação. O curso Quem somos nós? trata sobre os princípios básicos da fé cristã e da confessionalidade luterana. Este material surgiu por iniciativa da Coordenação Sinodal de Educação Cristã e o seu desenvolvimento contou com a contribuição de Comunidades, Ministros e Ministras. Tem como pressupostos a fundamentação bíblica, a linguagem acessível e a ligação com o cotidiano. Está disponível no formato de livro e em apresentações de PowerPoint. O material Quem é a IECLB? tem por objetivo proporcionar conhecimento sobre a história, a base confessional e a organização da IECLB. Também quer despertar o apreço pela Igreja e o compromisso com a vida comunitária. A Presidência da IECLB revisou o material e o disponibilizará a todos os Sínodos.

   Cada Setor de Trabalho do Sínodo, desde o Culto Infantil até a Pastoral do Idoso, tem espaços e momentos específicos de Formação. O trabalho realizado pelos Setores revela a diversidade e a riqueza em termos de criatividade e compromisso com a Igreja.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br