Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 796

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 08:27

Formação - Entrevista

A vida é um aprendizado constante e também o Ministério exige Formação, reflexão e atualização

   Não podemos nos ter por prontos. A vida é um aprendizado constante e também o Ministério exige Formação, reflexão e atualização.

   No Sínodo Vale do Itajaí, temos Conferências Ministeriais a cada mês. Além de assuntos de agenda, dedicamos tempo para estudo de temáticas que envolvem Bíblia, confessionalidade, contexto e missão, conforme orienta o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC).

   Espaço privilegiado de Formação são as atualizações teológicas, que acontecem duas vezes ao ano. Em 2015, os temas contemplados foram: Teologia Pública, com a assessoria do P. Dr. Rudolf von Sinner, e Programação Neurolinguística na Prática, com o Prof. Armando Pastore Mendes Ribeiro. Em 2016, os temas são: Hermenêutica de Lutero e Contextualização da Teologia, com assessoria dos Pastores Guilherme Lieven e Leandro Hoffstaett er e uma reflexão sobre a vida ministerial com o título Meu tempo, minha vida e Ministério - falar e ouvir, com assessoria do P. Dr. Vitor Lin e do Psicólogo Claudemir Casarin. 

   O Centro de Eventos Rodeio 12, que fica na área do Sínodo e do qual somos associados, está recuperando a sua vocação de Academia de Formação. Em janeiro de 2015, foi criado um Campo de Atividade Ministerial, ocupado pelo P. Guilherme Lieven. Desde então, o Centro, além de acolher grupos para retiros e encontros, oferece cursos voltados para Ministros e lideranças comunitárias. Os cursos são realizados em parceria com Sínodos, Administração Central da IECLB, Igrejas parceiras, órgãos públicos e outras instituições.

   Por meio da Assessoria de Formação e Edificação de Comunidades, o Sínodo elaborou muitos cursos destinados à Formação. A Assessoria de Formação também se dispõe a ir até as Comunidades e ministrar cursos. Agora, além de dar continuidade a esta forma de ação, o Sínodo irá focar na capacitação de Ministros e Ministras para que sejam multiplicadores e multiplicadoras dos cursos em suas Comunidades e em outras Comunidades.

   Dois materiais elaborados recentemente se inserem nesta proposta de proporcionar a Ministros e Ministras recursos para o trabalho de Formação. O curso Quem somos nós? trata sobre os princípios básicos da fé cristã e da confessionalidade luterana. Este material surgiu por iniciativa da Coordenação Sinodal de Educação Cristã e o seu desenvolvimento contou com a contribuição de Comunidades, Ministros e Ministras. Tem como pressupostos a fundamentação bíblica, a linguagem acessível e a ligação com o cotidiano. Está disponível no formato de livro e em apresentações de PowerPoint. O material Quem é a IECLB? tem por objetivo proporcionar conhecimento sobre a história, a base confessional e a organização da IECLB. Também quer despertar o apreço pela Igreja e o compromisso com a vida comunitária. A Presidência da IECLB revisou o material e o disponibilizará a todos os Sínodos.

   Cada Setor de Trabalho do Sínodo, desde o Culto Infantil até a Pastoral do Idoso, tem espaços e momentos específicos de Formação. O trabalho realizado pelos Setores revela a diversidade e a riqueza em termos de criatividade e compromisso com a Igreja.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br