Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 797

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 08:55

Formação - Entrevista

Não precisamos escolher as pessoas preparadas, mas precisamos preparar as pessoas escolhidas

   As pequenas distâncias entre as Paróquias e a Sede do Sínodo Vale do Taquari facilitam a Formação de Ministros, Ministras e lideranças. É possível investir em Seminários, Cursos e Conferências Ministeriais diurnas e de alcance sinodal, não sendo necessário realizar ações por Núcleos ou Uniões Paroquiais, como em outros Sínodos. Com uma hora de viagem, pode-se deslocar da Comunidade mais distante até o local do encontro, seja na Sede Sinodal ou em alguma Comunidade. Mesmo assim, a extensa rotina de trabalho no campo, na cidade e os muitos compromissos assumidos pelas pessoas, não raro, impedem uma mobilização massiva das lideranças.

   Na Formação de lideranças, destacamos o Seminário Sinodal para Presbíteros recém-eleitos. Muitas pessoas são chamadas para exercer cargos de liderança na Igreja sem que tenham sido preparadas. Aqui vale a máxima de não escolher os preparados, mas preparar os escolhidos/eleitos, por isso, na primeira parte do Seminário, temos sempre uma palestra sobre ser Presbítero, Presbítera como um chamado divino para o serviço a Deus e à sua Igreja.

   Na segunda metade, a Formação é técnica. Presidentes estudam como exercer esta função em uma Comunidade/Paróquia e como realizar a sua missão específica. Aos Tesoureiros e às Tesoureiras, são repassadas informações sobre a contribuição dos membros, de como a IECLB se organiza financeiramente, do repasse correto do dízimo e das ofertas, bem como modelos de orçamento e balanço. Com os Secretários e as Secretárias, a partir do auxílio profissional na área, estuda-se a importância da correta redação de uma ata, o registro de informações importantes, bem como o cuidado com documentos e livros de registros. Este Seminário tem contribuído para o bom andamento de reuniões e assembleias e para a administração de Comunidades e Paróquias. Outro evento a ser lembrado pela sua contribuição à Igreja em nossa região é o Seminário de Missão, cujo objetivo é despertar a consciência missionária nas lideranças da Igreja. A partir de exemplos de missão trazidos por Palestrantes de diferentes Paróquias ou instituições da IECLB, temos buscado responder pela nossa missão e pelos melhores meios de desempenhá-la.

   A Formação de lideranças é complementada pelos Seminários e Encontros propostos pelos Setores de Trabalho do Sínodo, ou seja, os seus Conselhos e as suas Coordenações. São cerca de cem pessoas que se empenham pela realização de Encontros regulares, Seminários, Dias Sinodais, alcançando e formando um grande número de lideranças comunitárias. Além disso, neste ano formamos o Grupo de Trabalho Missão no Vale. A sua função será ouvir as Comunidades e as Paróquias e, com base nestas informações, propor atividades de Formação contextualizadas e que atendam aos interesses locais.

   Para a Formação de Ministros e Ministras, realizamos sete Conferências Ministeriais diurnas e um Seminário anual de dois dias. Há, pelo menos, mais dois encontros celebrativos/festivos durante o ano. Os temas são eleitos por Ministros e Ministras quando fazem o seu planejamento para o ano seguinte e alguns temas convertem-se em ações sinodais. É o caso do Passa dia da Juventude Evangélica, que, em 2016, contou com a participação de mais de 130 jovens, e do Encontro de Confirmandos e Confi rmandas, que tem reunido, anualmente, mais de 300 adolescentes.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br