Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 07:09

Juventude

Sofrimento: por quê?

Você já teve a sensação de se sentir abandonado ou abandonada por Deus, de que Ele não escuta as suas orações ou não responde a elas? Quem de nós, em um momento de dor e sofrimento, nunca se questionou: ‘por que eu’? Em geral, a nossa maneira de pensar é: ‘a pessoa boa deve ser recompensada e a que pratica o mal, castigada’.

Situações difíceis podem romper com a nossa ‘lógica de retribuição’. O texto de Jó 19.1-27 aponta para a esperança e certeza do amparo de Deus em meio ao sofrimento. Jó era um homem bom, rico, correto e temente a Deus. Mesmo assim, a sua fé foi posta à prova. Perdeu as pessoas que lhe serviam, animais, terras, filhos e filhas. Depois, teve o corpo coberto por feridas horríveis, mas continuou crendo em Deus e não pôs a culpa de tudo o que havia acontecido nele, como disseram para ele fazer. Nesse sentido, o livro de Jó mostra algo diferente do nosso senso comum: ‘a pessoa justa também sofre’.

O sofrimento atinge também as pessoas que creem. Mesmo que não compreendamos, o sofrimento faz parte da vida e, inevitavelmente, não há como fugir ou poupar alguém de experimentálo. Com Jó, aprendemos que não estamos sozinhos e sozinhas em nossas dificuldades, lutas e dores. Ainda que nos sintamos assim em algumas situações, somos convidados e convidadas a confiar na presença e no amparo de Deus.

Em todos os momentos da vida, somos convidados e convidadas a colocar a nossa vida sob a luz da graça de Deus e reconhecer que a nossa sufi ciência vem dele. Precisamos do aconchego e da força que vêm de Deus, que continua conosco, perdoando e acolhendo. A esperança cristã, mesmo em meio ao sofrimento do presente, olha firmemente para a promessa da ressureição. 

Martina Wrasse Scherer
Coordenadora do CONAJE
Sínodo Centro-Campanha-Sul

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br