Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 796

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 11:05

Geral - Conaje

A Democracia Olímpica

   Rodolfo Fuchs dos Santos, Coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje)

   Os olhos do mundo todo se voltam para o Brasil em agosto deste ano. O evento esportivo mais importante do mundo será realizado aqui, no nosso país!

   Atletas de quase 200 países participam dos Jogos Olímpicos, em 42 esportes distintos. Um megaevento. Uma megaestrutura. Tudo muito diferente daqueles primeiros Jogos, lá na Grécia, em 1896. Grécia e Olimpíada, tudo a ver!

   A palavra e o conceito de democracia estão intimamente ligados à Grécia, assim como as Olimpíadas da era moderna. Democracia, dêmos (povo) e kratos (poder) = poder do povo. Os Jogos Olímpicos atraem olhares de todas as partes do mundo, de um grande povo.

   Que povo é esse? Que ‘demos’ é esse?

   O demos da democracia e o demos das Olimpíadas me parecem ser um só. O povo que participava das grandes assembleias que aconteciam, com participação direta, em Atenas, eram homens, atenienses, brancos e livres. Logo, não era qualquer povo. Estimase que 10% da população. Na Bíblia, o povo de Deus aparece como laos (todas as pessoas) e não como demos (organização/segmento social, no caso homens, atenienses, brancos e livres).

   O que isso tem a ver com os Jogos Olímpicos? O povo que ganha com as Olimpíadas é o demos ou o laos?

   As obras olímpicas envolvem, desde contrapartidas estratosféricas para construtoras, muitas delas financiadoras de campanhas eleitorais, violação de leis, construções em áreas de proteção ambiental sem estudo prévio, até a remoção de quase 100 mil famílias para a construção de grandes empreendimentos.

   Qual é a medida compensatória? Metade dos ingressos sendo vendidos por até R$70 e, com isso, competições com algumas pessoas do laos, crendo que são demos.

   Qual é o legado para o laos? Ver de ‘perto’ alguns ídolos do esporte mundial, financiados pelo deus do mercado.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br