Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 826

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 19:50

Gestão Administrativa

A importância do cadastro de membros para a Comunidade

A Carta Pastoral da Presidência intitulada Quem é membro da IECLB, de 2007, oferece as bases bíblicas e confessionais, bem como critérios comuns que se aplicam a todas as Comunidades quanto à compreensão de quem é membro da IECLB.

A efetiva e correta aplicação destes critérios tem significativas implicações para a Gestão Comunitária e a Gestão das Estatísticas da Igreja em âmbito nacional. Assim, é importante retomar esse tema também do ponto de vista administrativo, com vistas à adoção de práticas comuns.

De acordo com o Regimento Interno da Igreja, são membros da Comunidade as pessoas batizadas conforme a ordem de Jesus Cristo, reconhecidas as bases confessionais da IECLB.

Essa compreensão considera dois critérios fundamentais e inter-relacionados para ser membro na IECLB: o Batismo realizado em conformidade com a ordem de Jesus Cristo e o reconhecimento das bases confessionais da IECLB. Desta forma, o estabelecimento de condições adicionais para membresia contraria os Documentos Normativos da IECLB.

Os membros da IECLB são a soma dos membros de cada uma das suas Comunidades. A IECLB não dispõe de um cadastro central de membros. São as suas Comunidades que registram as informações sobre os membros e que zelam pela relação com os mesmos. Para tanto, a Comunidade deverá manter e alimentar um cadastro com as informações sobre todos os seus membros, contribuintes e não contribuintes.

O formulário das Estatísticas da IECLB indica quais são as informações ou os dados que todas as Comunidades deveriam obter para o registro individual de cada um dos seus membros.

Entre esses dados, estão, por exemplo, a informação sobre a idade e o gênero de todos os membros individualmente, a partir do Batismo, incluindo crianças (0 a 10 anos), adolescentes (11 a 14 anos), jovens (15 a 29 anos), pessoas adultas (30 a 59 anos), pessoas idosas (60 a 80 anos) e pessoas acima de 80 anos. Outras informações se referem à forma como a pessoa ingressou na IECLB (como Batismo ou Profissão de Fé) e na Comunidade (transferência de outra Comunidade, por exemplo).

O nosso modelo comunitário de ser Igreja pressupõe um relacionamento próximo e efetivo com os membros. Para tanto, é fundamental que as Comunidades mantenham um cadastro com dados atualizados e confiáveis.

Nos próximos artigos, veremos outros aspectos relacionados ao cadastro de membros, à coleta de dados sobre a vida comunitária e à sua importância para o Planejamento Missionário.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br