Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Porto Alegre / RS - 19:29

Gestão Administrativa

Igreja de membros a serviço da Palavra de Deus

A IECLB é Igreja de Jesus Cristo no País, formada por Comunidades e pelos membros a elas filiados.

O primeiro artigo da Constituição da IECLB contém as bases fundamentais para a nossa forma de ser Igreja.

Por mais clara que seja, é importante fazer alguns comentários sobre o que entendemos desta declaração e as implicações deste nosso modelo eclesial:

- O que nos define como Igreja é a nossa fé em Jesus Cristo, com base nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos.

- A nossa razão de existir, ou seja, a nossa Missão como Igreja é propagar o Evangelho de Jesus Cristo em nosso país.

- A fé que compartilhamos suscita a adesão pessoal, mas a sua vivência é comunitária. A Comunidade é o espaço no qual a Palavra de Deus é proclamada e onde a fé é nutrida e celebrada. Comunidade que se alimenta da Palavra de Deus é espaço de vivência da comunhão.

- As Comunidades são constituídas por membros (pessoas batizadas e que reconhecem as bases confessionais da IECLB).

Segundo a nossa compreensão teológica, a Igreja existe por ação de Deus, que vem ao nosso encontro, nos congrega em torno da sua Palavra e nos desperta a fé.

O maior tesouro da Igreja, portanto, é externo a ela, a saber: o anúncio da ação amorosa de Deus em nosso favor, que nos salva e nos liberta para servir.

Assim, a IECLB, como parte da Igreja de Cristo e herdeira da Reforma Luterana, tem a sua existência ancorada a serviço da Palavra de Deus. Sem esse fundamento, a Igreja, também a IECLB, não subsiste.

De outra parte, a IECLB é uma organização cuja existência é assegurada e sustentada por seus membros, a partir da sua resposta de fé, gratidão e compromisso com a Palavra de Deus.

De um lado, cabe-lhe a tarefa de pregar a Palavra de Deus com retidão e fidelidade e, de outro, fomentar a fé, a gratidão e o compromisso dos seus membros.

A pregação e o ensino da Palavra de Deus visam a suscitar a vivência da fé cristã, ou seja, a orientação da vida como discípulos e discípulas de Cristo. As respostas de cada pessoa ao anúncio do Evangelho decorrem da ação do Espírito de Deus e da sua própria escolha.

Há, no entanto, uma série de variáveis na vida comunitária que podem ser identificadas, registradas, medidas e, com planejamento, qualificadas. O relacionamento membro - Comunidade é uma via de mão dupla. Cabe à Comunidade a iniciativa de ser efetiva e intencional na busca por qualificar esse relacionamento.

O nosso esforço e compromisso como Igreja é que mais pessoas tenham acesso à pregação da Palavra de Deus e que, por meio da vida comunitária, encontrem espaços de verdadeira acolhida, inclusão e comunhão em Cristo.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Ide e pregai, na Comunidade e fora dela! Ide e pregai o Evangelho!

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br