Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 828

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 02:44

Gestão Administrativa

A crescente relevância dos sistemas de gestão também na Igreja

Destacamos em artigos anteriores a importância das Comunidades manterem cadastro atualizado dos seus membros, condição fundamental para a elaboração do Planejamento Missionário.

As Comunidades guardavam as suas informações de forma manual, por meio de fichários de membros e Livros de Registros, onde ficam documentados, por exemplo, os dados sobre os Cultos e os Ofícios Comunitários. Essa modalidade de registro manual e armazenamento físico das informações permanece vigente em muitas Comunidades. Contudo, gradualmente, essa modalidade passa a ser substituída por sistemas informatizados, ou seja, assim como em outros setores da sociedade, também nas Igrejas a qualificação da Gestão Organizacional e da Gestão Comunitária avança, de forma crescente, pela informatização das informações.

No caso da IECLB, não há um software ou sistema de gestão que tenha sido adotado ou desenvolvido de forma padronizada e que se aplique a todas as Comunidades. As Comunidades, individualmente, por decisão da sua liderança, contratam o sistema de gestão, que, na sua avaliação, oferece a melhor plataforma para o registro das suas informações e a melhor resposta para as suas demandas de gestão.

O mercado brasileiro percebeu que esse segmento está em crescimento, por isso há um correspondente aumento na oferta de sistemas direcionado às Igrejas. Ocorre que os sistemas que o mercado oferece, na maior parte, adotam terminologia distinta da usada na IECLB. Eventualmente, há a possibilidade de parametrizar as informações e a terminologia a ser usada, mas, em geral, não é o que acontece. De outra parte, há que se registrar que o mercado também disponibiliza um sistema elaborado em conformidade com a nossa terminologia e parametrizado de forma a atender as demandas das nossas Comunidades.

Em síntese, percebe-se um interesse crescente das nossas lideranças na busca por sistema informatizado, em cuja plataforma se registre os dados da vida comunitária, com vistas a qualificar a gestão e o relacionamento com os membros, e que adicionalmente disponibilize informações que auxiliem a tomada de decisão e o planejamento.

De outra parte, o Plano de Metas Missionárias da IECLB, recentemente aprovado, inclui entre os objetivos a serem implementados até 2024, ‘simplificar e unificar os processos administrativos, visando ao fortalecimento institucional de Comunidades, Paróquias, Sínodos e da Sede Nacional’. Temos, portanto, o desafio de avançar na implementação de sistema que ajude a qualificar a gestão de cada uma das instâncias, e que fomente a simplificação e a unificação de processos administrativos entre as mesmas.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br