Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 835

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

Porto Alegre / RS - 14:09

Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB

O XXIX Concílio da Igreja, realizado em 2014, aprovou o modelo de avaliação em vigência na IECLB, o que prevê a avaliação como parte integrante do Planejamento, de forma conjunta e integrada, envolvendo Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, Ministros e Ministras.

O que é avaliação?

A Comunidade é o primeiro objeto e o primeiro instrumento da Missão de Deus. Deus instituiu Ministérios específicos para a Comunidade reconhecer a sua dignidade e o seu compromisso. A tarefa principal de Ministros e Ministras é motivar e equipar pessoas para se tornarem colaboradoras na participação do exercício do Ministério, visando ao aperfeiçoamento do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem.

Esse objetivo concede a razão de ser a toda estrutura eclesiástica, em nível paroquial, sinodal e nacional. Ele serve para facilitar que a Comunidade exerça a sua função de colocar sinais concretos de amor, paz e justiça, a partir do seu jeito de ser e agir.

Essa tarefa precisa ser carregada por uma espiritualidade de oração, como se dependesse exclusivamente da ação e da graça de Deus. Ao mesmo tempo, precisa ser planejada e trabalhada como se dependesse exclusivamente do nosso empenho (conforme Lutero).

Objetivos

1) Estimular Campos de Atividade Ministerial a investirem, de forma permanente, em Planejamento, incluindo a avaliação, pelo menos uma vez ao ano. O Planejamento, portanto, é o critério fundamental para a avaliação.

2) Proporcionar ao Campos de Atividade Ministerial, às suas lideranças, aos Ministros e às Ministras a conscientização sobre os desafios missionários, à luz das suas possibilidades e das suas limitações. O foco do Planejamento são os desafios missionários.

3) Favorecer e assegurar a formação de lideranças, Ministros e Ministras para a Ação Missionária face aos desafios presentes na sua realidade e no contexto maior. A formação para o Sacerdócio Geral é um processo constante (Educação Cristã Continuada) diante dos novos desafios e das novas perspectivas.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 2/3)

O modelo de avaliação na IECLB é parte integrante do Planejamento e envolve Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, Ministros e Ministras. No artigo anterior, apresentamos a definição e os objetivos da Avaliação. Na sequência, (+)



Educação Cristã Contínua

As águas do Batismo

Com o versículo do salmista, fui batizado, em 30 de agosto de 1964, quase um mês depois de ter nascido, na Comunidade de Porto Alegre/RS, então Sínodo Riograndense. Depois de batizado e confirmado, estava em defi nitivo no mundo luterano, mas ainda não entendia muito bem o significado disso. Estudei (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br