Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Sábado, 31 de Outubro de 2020

Porto Alegre / RS - 09:22

Gestão Administrativa

Contribuição na IECLB - Fé, Gratidão e Compromisso (parte 2/5)

Os nossos dons e os bens que com eles adquirimos são, em última análise, dádivas de Deus, nosso Criador, destinam-se ao nosso sustento e da nossa família e promovem a ajuda às pessoas necessitadas.

Reconhecer a origem e a finalidade dos nossos bens é fundamental para adorarmos o Criador ao invés da criatura. Lutero constata que, onde está o nosso coração, aí está o nosso Deus.

O amor e a graça de Deus são dons gratuitos manifestados na pessoa e na obra do nosso Salvador Jesus Cristo. Não podem ser adquiridos por meio de obras e não são merecidos como retribuição a doações de qualquer espécie.

A contribuição financeira para a Comunidade e a Igreja não é instrumento de acesso à graça de Deus, mas uma resposta e um sinal de gratidão em relação à mesma: Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1João 4.19).

Da finalidade da contribuição

Como pessoas cristãs evangélicas, nós não estabelecemos um vínculo necessário entre riqueza e bênçãos de Deus. 

Em verdade, somos meras administradoras transitórias dos recursos que dispomos. Enfatizamos a função social dos bens, sejam eles de natureza pecuniária, imóvel, intelectual ou espiritual.

A finalidade dos bens não pode, portanto, ser a de conservá-los egoisticamente ou a de multiplicá-los a qualquer custo, mesmo ameaçando os direitos e as necessidades das outras pessoas.  

Os bens precisam ser administrados de forma responsável e de modo a se constituírem em instrumentos a serviço do amor e da justiça. A finalidade da contribuição é a do serviço a Deus e ao próximo.

Onde há uma fé viva, nascida do Evangelho de Jesus Cristo, o crucificado e ressurreto, como o encontramos na Bíblia, há também abertura e liberdade de falar, na Comunidade, sobre todos os aspectos da sua existência neste mundo, inclusive os materiais e financeiros.

A Comunidade precisa conscientizar-se que ela, bem como o conjunto das Comunidades, a Igreja, necessitam de dinheiro para poderem realizar a sua Missão no mundo e que ela mesma, a Comunidade, é fonte da ajuda às pessoas necessitadas.

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Viver em Comunidade

Cresci em um lar luterano. Domingo sempre era dia de ir à Igreja e se reunir com a família! Durante o Ensino Confirmatório, foi despertada a curiosidade para conhecer mais sobre o conteúdo da Bíblia. Assim foi crescendo a certeza do grande amor de Deus por nós e sua obra salvadora. Tudo (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br