Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 842

Sábado, 28 de Novembro de 2020

Porto Alegre / RS - 20:24

Gestão Administrativa

Contribuição na IECLB - Fé, Gratidão e Compromisso (parte 3/5)

O discipulado cristão inclui também a atitude frente ao dinheiro e à maneira de ajudar a sustentar o trabalho evangélico da Comunidade e da Igreja.

O ideal é que cada membro, como discípulo maduro, estabeleça livremente a proporcionalidade da sua contribuição. Para alcançar esse objetivo, é necessário que o Evangelho eduque e oriente os membros.

O princípio bíblico da contribuição para a Igreja é o dar com liberdade, com gratuidade e de acordo com as posses de cada pessoa. O apóstolo Paulo fala em contribuir na medida das suas posses (2Co 8.3), isto é, segundo o princípio da proporcionalidade.

A proporcionalidade procura resguardar a relação e o equilíbrio entre as possibilidades de cada pessoa, de modo que nenhuma pessoa seja sobrecarregada tampouco subestimada. A proporcionalidade da contribuição financeira ajusta-se melhor às mudanças na realidade socioeconômica e no contexto dos membros.

Da capacidade de contribuir

Todo membro da Igreja está apto a contribuir com os seus dons e serviços para a edificação mútua.

A contribuição financeira é uma modalidade de colaboração com o trabalho da Comunidade e da Igreja. Ainda que importante, ela jamais poderá ser a única forma de participação.

Na medida em que a Comunidade e a Igreja se restringem à expectativa da contribuição financeira, estarão transformando a contribuição à Igreja em um privilégio de pessoas que possuem recursos materiais e financeiros. Assim, estarão marginalizando a contribuição das pessoas menos favorecidas economicamente.

A legitimidade e a necessidade da contribuição financeira, todavia, devem ser enfatizadas para todas as pessoas que dispõem de recursos financeiros e materiais, pois não há dimensões da existência cristã que possam ficar excluídas do senhorio de Deus.

Todas as esferas da existência, também a esfera financeira, precisam ser colocadas a serviço do Reino de Deus.

A conversão do coração inclui a conversão do bolso de cada pessoa, segundo os critérios da proporcionalidade e da liberdade.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Do Batismo até aqui: Deus é luz em nosso caminho!

Sou Elizabeth, filha de Arnaldo e Agnez Flemming, sendo o meu pai luterano a partir da Confirmação, aos 19 anos de idade, e a minha mãe luterana de berço. Os seis ‘frutos’ desse casamento foram batizados luteranos, mas, como os templos em Curitiba/PR, eram distantes, íamos à Sonntagsschule (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br