Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 08:33

Conselho da Igreja

Conselho da Igreja: funções e responsabilidades (parte 1/2)

Ser eleito pelo Sínodo para representar e atuar no Conselho da Igreja é uma honra e também pode ser considerado um privilégio. Esta tarefa também exige responsabilidade e dedicação. Afinal, toda atividade de liderança envolve trabalho, responsabilidades, preocupações e desafios. Este trabalho está no âmbito da graça de Deus, porque a graça de Deus nos alcança primeiro – é um chamado. Este nosso trabalho, no exercício da graça, não é um peso, mas uma resposta de fé à graça divina. Somos sabedores e sabedoras que, no desempenho das nossas atividades, podemos contar com o amparo que vem de Deus.

No Novo Testamento, a Comunidade Cristã é chamada Igreja. Esta palavra vem do termo Grego eklesia, que significa assembleia, reunião, congregação, ou seja, ‘Igreja’ é mais que uma construção ou um templo. Em sentido amplo, Igreja é um grupo de pessoas – convocadas e reunidas pela Palavra de Deus (Ef 2.19-22), unidas pela mesma fé em Jesus Cristo (1Co 1-2) e impulsionadas a agir a serviço do Evangelho (1Pe 2.9-10). A história da Igreja nos mostra e ensina que a Igreja de Jesus Cristo precisa organizar-se e ter uma estrutura para cumprir a sua Missão no mundo e manter a fé.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem, hoje, uma estrutura chamada Sinodal. A palavra Sinodal origina-se do Grego syn-Hodos, que significa ‘ juntos no caminho’. O modelo sinodal não é centrado na Comunidade local ‘congregacionalismo’ (a Comunidade manda e não responde a ninguém) nem em uma estrutura hierárquica ‘episcopalismo’ (Bispo manda), tampouco na pessoa do Pastor ‘pentecostalismo’ (Pastor age conforme a sua própria vontade).

Na estrutura Sinodal, as Comunidades estão vinculadas umas às outras, com base em uma identidade confessional e em um propósito comum. As Comunidades e as Paróquias caminham juntas, formando o Sínodo. A IECLB é formada por 18 Sínodos. Os Sínodos também caminham juntos, formando a Igreja Nacional.

O Conselho da Igreja é composto por um, uma representante de cada Sínodo, eleito, eleita em Assembleia Sinodal, em alternância de Leigos, Leigas e Ministros, Ministras, com mandato de quatro anos, permitida uma reeleição. O Conselho da Igreja terá uma Diretoria, com Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários (1ª e 2ª Secretárias), com mandato de dois anos, podendo ser reeleitos, reeleitas.

Anelize Marleni Berwig | Presidente do Conselho da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br