Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 826

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:22

Conselho da Igreja

Conselho da Igreja: funções e responsabilidades (parte 2/2)

O Conselho da Igreja se reúne três vezes ao ano e a Diretoria do Conselho da Igreja se reúne outras cinco vezes. As reuniões têm por objetivo: a) assegurar a unidade confessional de acordo com as Escrituras e a Constituição da IECLB, b) executar e implantar as decisões do Concílio e c) deliberar sobre a rotina administrativa da IECLB, atuando, dessa forma, em caráter complementar ao Concílio.

Entre as diversas tarefas, detacam-se:

- homologar os Estatutos dos Sínodos, das Paróquias e das Comunidades e os Regimentos Internos dos Sínodos;

- incentivar e acompanhar o trabalho missionário da Igreja;

- estabelecer diretrizes para o processo educacional na IECLB, em particular na formação, na atualização e na pesquisa teológicas;

- aprovar a Prestação Anual de Contas do Secretário Geral (da Secretária Geral) e, nos anos em que não se realizar o Concílio Ordinário da Igreja, o Orçamento Geral da IECLB para o exercício seguinte;

- regulamentar as diretrizes estabelecidas pelo Concílio da Igreja, visando a assegurar o bom e fiel exercício do Ministério na Igreja e para que nele ingressem pessoas vocacionadas e comprometidas com a confessionalidade da IECLB;

- autorizar e estabelecer critérios para a aplicação de recursos financeiros da IECLB em fundos específicos, compatíveis com as finalidades da Igreja.

O Pastor Presidente (a Pastora Presidente), os Pastores VicePresidentes (as Pastoras Vice-Presidentes) e o Secretário Geral (a Secretária Geral) terão assento nas reuniões ordinárias do Conselho da Igreja e nas extraordinárias, quando convidados (convidadas), com direito a voz, porém, sem direito a voto.

A fim de manter-se informado, informada a respeito dos assuntos e das decisões que afetam a vida da Igreja e para bem desempenhar a função para a qual foi eleito ou eleita, o, a Presidente do Concílio da Igreja participará das reuniões do Conselho da Igreja, com direito a voz, mas sem direito a voto.

Nesse modelo, as grandes decisões em assuntos de fé e ordem são tomadas de maneira democrática e compartilhada por toda a IECLB, Ministros Ordenados, Ministras Ordenadas, Leigos e Leigas. As decisões do Conselho da Igreja valem para todos os Sínodos, todas as Paróquias e todas as Comunidades da IECLB. 

Anelize Marleni Berwig | Presidente do Conselho da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br