Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Domingo, 25 de Agosto de 2019

Porto Alegre / RS - 11:54

Conselho da Igreja

Nosso compromisso é o Evangelho(parte 1/6)

O XXXI Concílio da Igreja, realizado entre os dias 17 e 21 de outubro de 2018, em Curitiba/PR, acolheu uma Moção pedindo que o Concílio aprove um Manifesto da Igreja face ao grave momento nacional.

A tarefa foi delegada ao Conselho da Igreja (CI), que entendeu a incumbência como uma oportunidade para a IECLB dizer quem é, que palavra tem a divulgar e quais questões a preocupam.

De forma prévia, o CI submeteu uma proposta de texto a Pastoras e Pastores Sinodais e, na sua reunião de 29 de março de 2019, finalizou a redação do documento, que recebeu também a subscrição da Presidência da IECLB, o qual reproduzimos na sequência.

1. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é Igreja de Jesus Cristo no país. O alicerce que sustenta essa Igreja é o Evangelho de Jesus Cristo, manifestado nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos (Constituição da IECLB, Art. 1º e 5º). Como Igreja fundamentada no Evangelho, a IECLB deve seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e prestar contas, em primeiro lugar e acima de tudo, ao Senhor da Igreja.

2. A Igreja de Jesus Cristo tem a tarefa de ser sal e luz do mundo (Mt 5.13-16). Este é um chamado para fazer a diferença. O que significa tudo isto: ser sal, luz e fazer a diferença? A IECLB entende esta tarefa nos seguintes termos: propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no país e no mundo (Constituição da IECLB, Art. 3º).

3. Propagar o Evangelho é anunciar aquilo que Jesus Cristo proclamou: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no Evangelho (Mc 1.15). Propagar o Evangelho é também anunciar o que Jesus Cristo fez por nós: Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou (1Co 15.1-4). Aquilo que Jesus proclamou e aquilo que ele fez por nós constituem o Evangelho que anunciamos. O anúncio de Jesus teve consequências em sua época e tem implicações em nosso contexto. Qual é o efeito do Evangelho nos dias de hoje?

Continua... 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

Desde 1998, a IECLB adotou a estrutura sinodal. A palavra sinodal origina-se no Grego synhodos, que significa juntos no caminho. Na estrutura sinodal, as Comunidades estão vinculadas umas às outras com base em uma identidade confessional e em um propósito comum. As Comunidades (+)



Educação Cristã Contínua

O amor edifica, cura e fortalece a fé!

Irmãs e irmãos! Ao longo da nossa vida, fomos e somos confrontados e confrontadas com muitas e diversas situações de vida. A nossa história é de uma riqueza ímpar de vivências, experiências e aprendizagens. Cada fase da vida carrega características e a sua forma de entender (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br