Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 828

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 07:03

Conselho da Igreja

Nosso compromisso é o Evangelho (parte 2/6)

4. O Evangelho tem consequências em todos os âmbitos da vida. Não é possível separar aquilo que é anunciado na Igreja daquilo que se vivencia no dia a dia: Ao SENHOR pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam (Sl 24.1). Deus é o Criador de tudo e ocupa todos os espaços. É por isso que, na compreensão luterana, a Igreja, a Economia e a Política são consideradas Ordens da Criação de Deus. Deus efetiva a sua vontade por meio da Igreja, da Economia e da Política e cada pessoa é chamada a atuar com os dons dados por Deus nestes três âmbitos da vida. Dessa forma, a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária terá como efeito a promoção da paz, da justiça e do amor na sociedade.

5. No sentido bíblico, a paz não se caracteriza somente pela ausência de guerras e conflitos. Paz acontece quando há bem- -estar espiritual, físico, social, político e econômico. Infelizmente, a sociedade brasileira não se destaca pela vivência dessa paz. Não há paz na Economia, não há paz na Política e não há efetivação constante da justiça. Parece que estamos na mesma situação descrita pelo profeta Isaías: Não conhecem o caminho da paz nem há justiça nos seus passos (Is 59.8). A partir do que se justifica esta percepção tão negativa?

6. A Economia deve garantir a produção e a distribuição justa dos meios de conservação e preservação da vida. Entretanto, percebemos muita concentração de bens e renda, exploração de mão de obra, desequilíbrio nas relações, esgotamento e degradação dos bens naturais. A cada ano, aumenta o fosso que separa a parcela mais rica da parcela mais pobre da população. Um grupo seleto de pessoas bilionárias concentra a maior parte da riqueza nacional e global. A voz profética continua atual: Ai dos que ajuntam casas e mais casas, reúnem para si campos e mais campos, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Is 5.8).

Manifesto da IECLB: Nosso compromisso é o Evangelho, elaborado por incumbência do XXXI Concílio da Igreja, realizado em outubro de 2018, em Curitiba/PR, e aprovado, em março de 2019, na Reunião do Conselho da Igreja, após consulta aos Pastores e às Pastoras Sinodais, com subscrição da Presidência da IECLB.

Continua na próxima edição...

Presidência do Conselho da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br