Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 837

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 00:42

Conselho da Igreja

O Mandamento do Amor Maior Mandamento de Deus (1/2)

Como Conselho da Igreja, em todos os momentos, temos que dar o nosso testemunho de fé e cuidado com as nossas Comunidades, as nossas Paróquias, os nossos Sínodos, com toda a Igreja e a Igreja como um todo. Entretanto, somos desafiados também, em meio a tudo isso, a sermos justos e compassivos.

A dedicação ao Conselho exige de todos nós, Conselheiros e Conselheiras (homens e mulheres), ternura e lucidez na caminhada. Assim, cada um e cada uma se divide entre a alegria e a gratidão a Deus em representarmos os nossos Sínodos (nas suas diversidades) nessa instância da Igreja e, também, entre a disponibilidade de tempo que essa ação requer. O que nos move é a tarefa de servimos com os nossos dons, que vêm do próprio Deus.

No Conselho da Igreja, partilhamos e fortalecemos a nossa fé com os irmãos e as irmãs de todo o Brasil, por isso escolhi para essa nossa reflexão algumas situações que temos vivenciado como Povo de Deus: posições de polarização de opiniões não só políticas, mas sociais, étnicas e econômicas. Vivemos um tempo em que, por vezes, julgamos tanto o nosso próximo, parecendo que assumimos o lugar de Deus. Desse modo, dedico-me a pensarmos em conjunto sobre duas palavras bem presentes: amor e ódio. 

A primeira, cujo significado nos dicionários é: afeição profunda a outrem a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício. Dedicação extrema e carinhosa, cuidado e zelo. A segunda significa: sentimento de profunda antipatia, desgosto, aversão, raiva, rancor profundo, horror, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.

Para nós, pessoas cristãs e luteranas, não há dúvida que o amor é o maior Mandamento de Deus, como nos ensina o próprio Cristo no Livro de Marcos 12.28-31: Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: ‘De todos os Mandamentos, qual é o mais importante?’.

Continua na próxima edição...

Profa. Dra. Débora Pedrotti Mansilla | 1a Secretária do Conselho da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br