Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 845

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 09:56

Conselho da Igreja

Tempo de esperança!

Em 2020, a pandemia causada pelo Covid-19 ocupou parte da pauta das nossas reuniões do Conselho da Igreja. Os sentimentos se dividiram entre angústias individuais e coletivas e o cuidado e a esperança em cada partilha. As reflexões se deram a partir de Comunidades e Sínodos e, como Igreja, vivenciamos em comunhão o que, até então, era vivido por nós em diferentes lugares do país.

Experenciar tudo isso, por vezes, foi doloroso, mas, mesmo nos momentos de apreensões mais profundas, sabíamos que Deus era por nós e nos fortalecemos como IECLB por meio das tecnologias de comunicação e pelas volumosas ações de diaconia na Igreja.

A pandemia trouxe reflexões pertinentes à vivência da fé nas Comunidades (de forma presencial ou remota), como a preocupação com as pessoas idosas, as pessoas doentes, a sustentabilidade das Comunidades, o desemprego, a fome, o isolamento, o distanciamento, a depressão, revelando que o Sistema de Saúde brasileiro não consegue atender a demanda da população.

Frente a tudo isso, nada se compara a tantas vidas ceifadas (mais de 185 mil óbitos), das quais a maioria teve que viver o luto pela perda de pessoas queridas para o vírus sem sequer poder se despedir junto aos familiares, pessoas amigas, irmãs e irmãos na fé, já que vivenciamos no contato ou, ainda, na eminência do contato com o novo Coronavírus, a fragilidade humana. A pandemia deixa também como legado a necessidade de testemunharmos a nossa fé nesse mundo, com o qual, em vários aspectos, não comungamos, mas que podemos transformar ao nos engajarmos por meio do que nos indica o Tema da IECLB para 2021: Viver o Batismo: dons a serviço, acompanhado do Lema Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21.5).

Não seremos mais as mesmas pessoas frente ao delicado contexto revelador de dicotomias sociais, econômicas, ambientais e sociais. Quiçá não sejamos! Que a ‘desacomodação’ nos acompanhe nesse tempo de Advento por meio da esperança contida na Mensagem do XXXII Concílio da Igreja: Ainda que vivenciemos incertezas, temos certeza que as promessas de Deus, reveladas nas Escrituras Sagradas, se realizam. Achegamo-nos ao Deus da esperança para receber ânimo e inspiração. Que o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo (Rm 15.13).

Profa. Dra. Débora Pedrotti | 2a  Secretária do Conselho da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br