Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 826

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:59

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

1ª Meta Missionária: Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para o seu testemunho na Igreja e no mundo.

A Pregação do Evangelho tem como resultado a Comunidade de discípulos e discípulas de Cristo. A pertença a essa Comunidade anunciamos pelo Batismo, apropriado pela Confirmação ou Profissão de Fé. Essa fé molda o viver, desde a Comunidade até os confi ns da terra, a partir de uma igualdade radical (Mt 23.8).

Segundo o apóstolo Paulo, essa igualdade redefine as relações entre as pessoas, iniciando pela Comunidade de Jesus Cristo: Vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram. Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus (Gl 3.27-28).

A história do cristianismo mostra que essa igualdade foi quebrada, criando uma hierarquia na Comunidade. Em parte, isto foi possível porque os ‘benefícios da salvação’ (Pregação da Palavra, Administração dos Sacramentos, Perdão dos Pecados, Oração de Intercessão, Julgamento da Doutrina, entre outros) passaram a ser feitos somente pelo sacerdote. Entretanto, a Reforma recuperou essa igualdade radical na Comunidade, afi rmando que toda pessoa batizada é sacerdote e sacerdotisa.

Esta afirmação tem varias consequências: a) toda pessoa cristã tem livre acesso a Deus e aos seus benefícios. Assim, Cristo é o mais próximo que poderemos estar de Deus. Eis a fé que traz liberdade e gratidão; b) o Evangelho faz com que todas as pessoas sejam iguais em valor e dignidade; c) a dinâmica fundamental da Comunidade é uma rede de múltiplas relações de retroalimentação (Gl 5.13). Significa que toda pessoa batizada é sacerdote, sacerdotiza de alguém (Gl 6.2); d) para o exercício do Sacerdócio, cada pessoa membro da Comunidade foi agraciada com diferentes habilidades para administrar os bens da fé. (Co 12.6).

Segundo Lutero, só a Pregação Pública e a Administração dos Sacramentos devem ser exercidas por Ministros ou Ministras. No mais, cada pessoa batizada têm o direito e o dever de perdoar, ensinar, testemunhar e espalhar a Palavra de Deus, de exercer o Sacerdócio.

Na prática, como e quando faremos isso? Lutero apontou duas formas. A primeira tem a ver com a consolação na tribulação (2Co 1.4, Gl 6.2 e Ef 4. 29). A vida da pessoa cristã não se esgota na satisfação dos próprios interesses. Ela é uma vida aberta para o encontro, a escuta, o cuidado e o consolo do irmão e da irmã. A segunda se refere ao anúncio do perdão dos pecados. (Jo 20. 22-23, Mt 18. 18 e Ef 4.29-32). Para Lutero, o maior bem que uma Comunidade possui é a confi ssão, o arrependimento, o perdão e a reconciliação, dádivas do Evangelho para sustentar a vida.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão da IECLB

 

Metas Missionárias

O Sacerdócio nos torna responsáveis pela saúde e pelo bem-estar da vida em Comunidade. Isto acontece em cada um dos sete Projetos Missionários de Capelanias da Saúde nos Sínodos Mato Grosso, Espírito Santo a Belém, Brasil Central, Sudeste, Rio Paraná, Uruguai e Rio dos Sinos (foto). Em meio à fragilidade e à tribulação, exercemos o Sacerdócio que suporta as cargas de quem não mais consegue.

Em cada Culto, em cada encontro nos são colocadas condições para retomar a caminhada em direção ao dialogo e à reconciliação. Contudo, a consolação e o perdão não se restringem à vida comunitária. Elas devem estar presentes no dia a dia nas nossas diversas funções e responsabilidades assumidas na vida. Desta forma, pelo testemunho, o Sacerdócio vai além da Comunidade Cristã.

A pergunta de Deus a Caim permanece: Onde está o seu irmão? Cristo nos torna irmãos e irmãs e constitui em sacerdotes e sacerdotisas que trabalham em prol da vida digna! A nossa fé luterana chama esse movimento de Sacerdócio Geral ou Sacerdócio de todas as pessoas que creem. A Meta Missionária 1 aponta a Educação Cristã Contínua como o caminho para um aprofundamento do seu valor, significado e ampliação do exercício deste Sacerdócio.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br