Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:41

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

3a  Meta Missionária: Igreja atraente e acolhedora, que reflete e inclui a diversidade em suas Comunidades.

Desde o início, a Comunidade Cristã entendeu que a sua Carta de Apresentação ao mundo é o seu testemunho de vida. Assim o tinha anunciado o próprio Jesus à Comunidade de discípulos e discípulas: Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros (Jo 13. 35). Para mostrar a validade dessa afirmação, o autor de Atos dos Apóstolos narra a experiência da Comunidade em Jerusalém, concluindo que o seu bom testemunho trouxe a simpatia de todo o povo (At 2. 47).

A vivência acolhedora da Comunidade a tornou atraente, de forma que pessoas de fora da Comunidade desejam ser parte dela. Em outras palavras, o testemunho público de uma Comunidade tem um impacto direto sobre as pessoas à sua volta. Esse impacto tem a ver com a credibilidade da proposta da Comunidade Cristã.

Sobre isso, o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) destaca: ‘A linguagem corporal do Corpo de Cristo é a qualidade da sua comunhão. O seu jeito de ser tem, por isso, alto impacto missionário. A linguagem corporal que a Comunidade expressa em sua comunhão revela como ela pensa acerca de si própria e acerca do mundo’.

A vida comunitária orienta-se pelo que caracteriza uma Comunidade Cristã, a saber: pessoas que se sabem convocadas e reunidas pela Palavra do Evangelho (Ef 2.19-22). Pessoas unidas por um mesmo Senhor, uma fé e um Batismo (Ef 4.5) e que trabalham para manter essa unidade no Espírito no vínculo da paz (Ef 4.3). Pessoas com a autoconsciência de ser o Corpo de Cristo atuante neste mundo (1Co 12.12-31, Rm 12.3-8, Mt 5.13-14, 1Pe 2.9-10 e 1Jo 17.15). Pessoas que vivenciam a unidade do Espírito e o serviço ao mundo na diversidade presente no Corpo de Cristo (1Co 12.1-31).

Com a finalidade de fortalecer o que distingue a Comunidade Cristã, a MetaMissionaria 3 assinala que se faz necessário priorizar ações que fortaleçam o testemunho e valorizem a diversidade. Por que o testemunho e a diversidade? A forma de a Comunidade Cristã estar no mundo é como Corpo de Cristo. A imagem de Corpo coloca em destaque que a Comunidade existe porque ninguém é autossufi ciente.

Na Comunidade, irmãos e irmãs nos carregam quando fraquejamos e não conseguimos seguir em frente. É a diversidade presente na Comunidade a que completa o que nos falta. Assim, a diversidade é essencial para a saúde e o testemunho da Comunidade atraente e acolhedora.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão da IECLB

 

Comunidade que atrai pessoas em situação de rua

Smiley face

A Av. Rio Branco, 34 é o endereço da Comunidade Martin Luther no Centro de São Paulo/SP. Também é o endereço onde pessoas em situação de rua encontram lugar a cada sexta-feira. Nesse dia, a Comunidade disponibiliza as suas dependências para que essas pessoas bebam água, usem os banheiros, interajam com outras pessoas e falem com os Ministros da Paróquia sobre assuntos pessoais. A pedido delas, celebra-se um Culto, seguido de lanches.

Pela confiabilidade que a Comunidade apresenta, essas pessoas deixam os seus documentos na Secretaria. Quem vive em situação de rua, não tem um local seguro para os pertences, que terminam sendo roubados ou perdidos. Para essas pessoas, a Comunidade tornou-se um local seguro.

A Comunidade vivencia a palavra e o amor de Cristo, que transforma vidas e, ao mesmo tempo, acolhe as necessidades físicas das pessoas em situação de rua. Louvamos a Deus por todas as pessoas que dedicam os seus dons, o seu tempo e os seus recursos fi nanceiros para viabilizar esse trabalho.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br