Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:09

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

4a  Meta Missionária: Igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação, que promove vida digna.

Defesa e ação na justiça econômica, racial e socioambiental e de gênero, além do protagonismo da pessoa jovem

O termo justiça está intrinsicamente relacionado à dignidade da vida humana no sentido de equidade. Comprometer-se com a justiça é agir com ética em defesa da vida digna de todos e todas e cada um, cada uma.

A vivência da fé comunitária em Jesus Cristo nos inspira a vivermos sob a justiça de Deus, baseada na sua graça e misericórdia, conforme Romanos 1.17: Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

A justiça de Deus revelada em Jesus Cristo inclui, acolhe, cuida e liberta. Igualmente se opõem a todos os sistemas de morte, as cruzes que seguem sendo impostas na sociedade.

Seguir Jesus Cristo é comprometerse com a justiça, promovendo vivências, práticas comunitárias e pastorais que transformam vidas, que sejam Evangelho, conforme indicam as obras de misericórdia: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes (Mt 25.37-40).

De forma prática e cotidiana, uma Igreja comprometida com a justiça se opõe a todo e qualquer tipo de violência, promove relações pacíficas e com equidade. Está atenta a situações e pessoas que sofrem injustiças na sociedade. Solidariza-se com pessoas atingidas por catástrofes e denuncia a devastação e a poluição do meio ambiente. Envolve-se no empoderamento feminino, na equidade representativa e no combate e erradicação da violência contra a mulher. Valoriza e incentiva a mobilização jovem nos espaços de convivência e, fundamentalmente, nas esferas de decisão e governança.

Comprometer-se com a justiça é ser instrumento de misericórdia e libertação. Que Deus nos inspire para esses caminhos e, especialmente, nos dê coragem para promovermos as ações necessárias. Amém.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão da IECLB

 

Programa Ambiental Galo Verde

Smiley face

A novidade do Projeto Galo Verde está em direcionar o nosso olhar para a preservação ambiental no âmbito das Igrejas tendo como pressuposto que toda ação humana deixa pegadas ambientais. Diante dessa realidade, o Projeto promove a implementação de iniciativas que busquem o uso consciente dos recursos naturais, ações que compensem a pegada ambiental e a diminuição dos elementos que geram poluição.

Para tanto, é realizado um levantamento da pegada ambiental da Comunidade, o que revela os pontos fracos e os pontos fortes da Comunidade no cuidado ambiental. Com base neste diagnóstico, é elaborado o Programa Ambiental da Comunidade, em que serão listados objetivos, medidas e passos para o melhoramento contínuo da proteção ambiental na Comunidade.

Toda essa iniciativa fundamenta-se na confissão que o universo todo é Criação de Deus e que a tarefa do ser humano é cuidar da Criação. Cabe a nós, como Igrejas, não somente dar testemunho com palavras, mas com ações concretas.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br