Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:01

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

5a Meta Missionária:
Igreja sinodal bem conduzida,
democrática, transparente,
conectada e sustentável.

A IECLB é uma Igreja sinodal. Significa que somos uma Igreja de Comunidades, Paróquias e Sínodos autônomos que, por sua decisão, optaram por, juntos, promover a Missão de propagar o Evangelho de Jesus Cristo na sociedade brasileira e no mundo.

No modelo sinodal, autonomia e unidade são as duas faces da mesma moeda. A Comunidade tem autonomia para organizar a sua vida comunitária, em diálogo com o contexto local e em consonância com os dons ativados pelo Espírito de Deus e colocados a serviço da comunhão (Rm 12.6-8a).

O nosso modelo de Igreja pressupõe a participação ativa e o compromisso dos membros. De forma alternada, membros são democraticamente eleitos para assumir tarefas de direção e representação. Essas tarefas são assumidas, de maneira voluntária, em resposta ao Evangelho de Jesus Cristo e em sintonia com a unidade da Igreja.

No modelo sinodal, a unidade é assegurada, em primeiro lugar, pela compreensão comum das Escrituras e o acolhimento dos documentos confessionais. Com base nas Escrituras e nos documentos confessionais, a Direção da Igreja aprova normas, estruturas e planos que têm vigência para toda a Igreja.

A Direção da Igreja é constituída, de forma democrática, por representantes das Comunidades e dos Sínodos. No modelo sinodal, baseado na representatividade, as Comunidades participam na tomada de decisão da Igreja e, de forma recíproca, implementam no seu contexto as decisões conciliares.

A Meta 5, nesse sentido, propõe que, em consonância com o nosso modelo sinodal, os processos de tomada de decisão (governança) sejam avaliados, fortalecidos e conduzidos de forma eficiente, dialogal e transparente em todas as instâncias, com representantes qualificados e aptos para bem desempenhar a sua função. As decisões devem ser implementadas pelas diferentes instâncias, com zelo e eficiência, para fortalecer a unidade e a Missão da Igreja.

Além de qualificar as estruturas e as instâncias de governança na Igreja, a Meta 5 propõe aumentar os recursos para a Missão e melhorar a comunicação em toda a Igreja, com vistas à promoção da sua visibilidade pública.

A Proclamação da Palavra de Deus tem a primazia na vida da Igreja. Assim, todo o nosso esforço de qualificar a Gestão (em termos de estruturas, governança, recursos e comunicação) tem relação com a Missão primeira. Mesmo que a Gestão esteja a serviço da Missão, não se deve subestimar a sua importância para o alcance da mesma.

Teól. Dr. Carlos Gilberto Bock | Assessor de Gestão na Secretaria Geral da IECLB

 

Façam tudo com decência e ordem (Co14.40)

Smiley face

A Meta 5 é concretizada em cada Comunidade, Paroquia, Sínodo. Também no Conselho e no Concílio da Igreja. Essas instâncias têm normas, regulamentos e procedimentos.

Veja a Assembleia da Comunidade, por exemplo. A participação é aberta a todas as pessoas membros. Ela é conduzida pela pessoa eleita e segundo o Regimento. Os diversos assuntos de interesse da Comunidade são debatidos e acolhidos ou rejeitados em votação. Todas as pessoas membros podem concorrer aos cargos, desde que cumpram com os requisitos claramente estabelecidos e informados.

Em cada Assembleia, há uma prestação de contas por meio dos Relatórios da Presidência, do Financeiro e do Conselho Fiscal. O mesmo acontece com o informe do trabalho pastoral e dos diversos Setores de Trabalho na Comunidade.

Já o Planejamento Missionário tem por objetivo que as ações da Comunidade caminhem na mesma direção, sendo reavaliado periodicamente. Algo similar acontece nas Assembleias dos Sínodos e no Concílio da Igreja. Quanto bem-conduzidas, de forma democrática e transparente, as nossas Assembleias criam um patrimônio sustentável, a IECLB. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br