Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:55

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

5a Meta Missionária:
Igreja sinodal bem conduzida,
democrática, transparente,
conectada e sustentável.

Área de prioridade para ação: Recursos para a Missão - Muito escutamos falar sobre sustentabilidade. Promove-se a preservação da natureza em busca da sustentabilidade. O consumo de produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, de maneira limpa, visa à sustentabilidade, seja da terra, para que ela possa seguir produzindo, como das pessoas que os consomem, de forma que tenham saúde e longevidade. A busca pela sustentabilidade nos coloca em movimento e nos desafia a desenvolver formas de utilizar os recursos existentes de maneira consciente e duradoura.

O que tem a ver sustentabilidade com Uma Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada? Tudo a ver! Uma boa condução na gestão de qualquer organização prioriza a gestão democrática, transparente e conectada. Podemos afirmar que a IECLB é uma Igreja democrática. Toda a sua estrutura está baseada na gestão democrática representativa. Das Assembleias de Comunidades ao Concílio da Igreja, que acontece a cada dois anos, com a participação representativa de toda a Igreja, são tomadas as grandes decisões.

A transparência como processo de dar visibilidade no que corresponde ao levantamento de receitas e despesas de uma organização, como também das ações realizadas em favor da sua missão, de maneira especial para membros, é uma ferramenta fundamental para uma gestão participativa dos recursos à disposição para levar adiante a sua missão. Mais que prestar contas, dá a possibilidade de todas as pessoas sentirem-se integrantes e partícipes das ações da Igreja que fazem parte. De que forma a sua Comunidade promove a transparência do uso dos recursos disponíveis?

Possivelmente, enquanto você lê este texto, o seu smartphone notificou de alguma informação. De modo geral, está notificando que estamos conectados com o mundo, com outras pessoas, com os nossos assuntos de interesses. Na Igreja, como sabemos que estamos conectados? O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e, recentemente, as Metas Missionárias 2019-2024, aprovadas no XXXI Concílio da Igreja, apontam um horizonte, um caminho a trilhar, e oferecem indicadores importantes para planejar e executar ações de forma conectada e harmônica nas diversas instâncias da Igreja. A sustentabilidade não é o fim, senão o resultado de diversas boas práticas de gestão. Que Deus nos abençoe nesta caminhada!

Gisele Mello | Coordenadora do Núcleo de Projetos da IECLB

 

Smiley face

Caminhada conectada e sustentável!

A Meta segue o conselho apostólico que diz: Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente (1Tm 5.8). Ela é concretizada, por exemplo, pelo calendário de ofertas, por meio do qual é possível exercer a sustentabilidade pelo cuidado nos âmbitos local, sinodal e nacional. Também pela Vai e Vem, exercemos a solidariedade para Ações Missionárias na abrangência dos Sínodos. Estes dois exemplos nos falam que a sustentabilidade de uma Comunidade, Paróquia ou Sínodo não se encontra na sua autossuficiência, mas na partilha dos seus dons. O que sustenta a vida da Comunidade são os diversos dons que as pessoas colocam a serviço da Comunidade.

Já pensou o que seria da vida de uma Comunidade se cada trabalho voluntário fosse pago? Claro que alguns serviços precisam ser pagos, por isso há ofertas, contribuições e doações em dinheiro. Como ninguém nasceu sabendo, esse ‘voluntariado’, expressão concreta do Sacerdócio das pessoas que creem, precisa de formação e capacitação. Para tanto, são elaborados diversos materiais, cursos e seminários. Entretanto, para que tudo aconteça de forma orgânica e saudável, é necessário que as partes que compõem o todo estejam conectadas.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br