Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:37

Plano de Ação Missionária da IECLB

Cooperação que diz ‘sim’ à vida!

Porque tudo vem de ti e nós só damos o que vem das tuas mãos.
1Crônicas 29.14b

Em uma entrevista sobre a pandemia, o Pensador Yuval Noah Harari apontou que o nosso desafio está em ‘escolher entre seguir o caminho da divisão ou o da cooperação diante das adversidades’. A sabedoria bíblica já dizia: Melhor é serem dois que um e O cordão de três dobras não se rompe com facilidade (Ec 4.9 e12). Em um mundo que supervaloriza a competição, a difícillição a ser aprendida é a cooperação.

Nas Comunidades de Cristo, a cooperação não deveria ser uma dificuldade, porque o Espirito de Deus, que deu vida à Igreja em Pentecostes e a sustenta até hoje, deu a ela essa marca. No Corpo de Cristo, as partes vivem em constante cooperação e auxílio mútuo. Nas palavras do apóstolo: Os olhos não podem dizer à mão: ‘Não precisamos de você’. A cabeça não pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês’. Se um membro sofre, todos sofrem com ele. Se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele (1Co12.21 e 26).

Há mais de dez anos, Comunidades, Paróquias e Sínodos vêm praticando a cooperação evangélica, entre o Domingo de Pentecostes e o último domingo de setembro, pela Campanha de Missão Vai e Vem. Os recursos arrecadados nesta Campanha destinam-se ao apoio a Projetos vinculados à Missão, distribuídos 50% para o Fundo Nacional de Missão e 50% para os Fundos Sinodais para Missão.

O Fundo Nacional de Missão, composto pelos recursos arrecadados via Campanha Vai e Vem, é acessado pelo Edital II, destinado ao apoio de Projetos que visam ao Fortalecimento da Ação Missionária.

Neste ano, a cooperação evangélica realizada pela Vai e Vem tem dupla motivação: além do fortalecimento da Ação Missionária pelo apoio a Projetos, também vai apoiar Comunidades, Paróquias, Sínodos e Organizações Diaconais que, face às consequências do novo Coronavírus, apresentam difi culdades na manutenção dos seus trabalhos.

Fazemos um chamado às instâncias, aos setores de trabalho e às pessoas membros da IECLB para que, com fé, gratidão e compromisso, como parte do Corpo de Cristo, vivenciemos a cooperação evangélica e, assim, auxiliemos na sustentabilidade da Missão de Proclamar o Evangelho.

Contribua, oferte, doe: participe! 

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br