Jornal Evangélico Luterano

Ano 2012 | número 757

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 09:09

Mulheres

Noite Feliz

Franz Joseph Mohr (1792-1848, na Áustria): após ter frequentado o ginásio beneditino e a Faculdade de Teologia em Salzburg, na Áustria, Franz Joseph Mohr recebeu a ordenação de sacerdote em 1815. Franz Mohr trabalhou inicialmente como pregador auxiliar em Ramsau, depois em Mariapfarr, no Cantão Lungau, e em Oberndorf, onde nasceu o internacionalmente conhecido hino de Natal Stille Nacht, heilige Nacht. O hino Noite feliz, noite feliz foi criado na véspera do Natal de 1818, para o qual o Professor e Organista Franz Xaver Gruber compôs a melodia. Na missa de 25 de dezembro de 1818, na Igreja São Nikolau, em Oberndorf, o hino foi apresentado para a comunidade.

Franz Xaver Gruber (1797-1863, na Áustria): filho de um Tecelão de linho que se opunha tenazmente ao talento musical do filho, Franz Xaver Gruber começou a aprender a tocar órgão escondido do pai. Um dia, o Organista local, que era seu Professor, adoeceu. O jovem Franz, então com 12 anos de idade, substituiu-o no órgão durante todo o período da sua doença. Diante disso, o senhor Gruber teve que ceder e deixou-o estudar para tornar-se Organista e Mestre-escola. Depois de diplomado, Franz Xaver Gruber foi trabalhar em Oberndorf, onde a sua vida se cruzou com a do Padre Franz Joseph Mohr.

Pedro Sinzig (1876-1952, na Alemanha): com 16 anos de idadePedro Sinzig entrou na Ordem dos Franciscanos. Em 1893, veio ao Brasil e, 1898, naturalizou-se brasileiro, às vésperas da sua Ordenação Sacerdotal na Bahia. Frei Pedro, que pertenceu ao grupo dos primeiros franciscanos alemães que restauraram a Província, um Jornalista nato, também foi Escritor, Músico e trabalhou incansavelmente em favor da cultura. É do Padre Pedro Sinzig a tradução do hino Stille Nacht, heilige Nacht (que, com pequenas adaptações feitas pela Comissão do Hinário, está entre os Hinos do Povo de Deus: HPD nº 13).

Noite feliz, noite feliz!
Ó senhor, Deus de amor,
pobre e humilde, nasceu em Belém,
No presépio, Jesus, nosso bem,
dorme em paz celestial, dorme em paz celestial.

Noite feliz, noite feliz!
Ó Jesus, Deus da luz,
quão afável é teu coração,
que quiseste nascer nosso irmão,
e a nós todos salvar,
e a nós todos salvar.

Noite feliz, noite feliz!
Eis que no ar vêm cantar
aos pastores os anjos dos céus,
anunciando a chegada de Deus,
de Jesus Salvador,
de Jesus Salvador.


*A partir do Portal Luteranos

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br