Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 811

Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Porto Alegre / RS - 06:33

Música

Soli Deo Gloria

Em 2011, o Conselho da Igreja nomeou uma Comissão para organizar um novo hinário. Entre os motivos para esta resolução estavam os inúmeros pedidos para unificação dos dois volumes do HPD ou a reelaboração do hinário, o contexto da renovação litúrgica e de maior apropriação da realidade brasileira, o repertório recém-composto e já em uso nas Comunidades e a necessária atualização da linguagem de alguns hinos.

O Hinos do Povo de Deus (HPD1) foi entregue às Comunidades em 1981, após cinco anos de trabalho da Comissão, composta por Ir. Ruthild Brakemeier, P. Frank Graf, Prof. Hans Naumann e presidida pelo P. Lindolfo Weingärtner. Em 1994, foi convocada uma nova Comissão para editar o HPD2, com a tarefa de inclusão de um repertório mais contemporâneo, o que aconteceu em 2001, sob a coordenação do Cat. Edson Ponick, assessorado pela equipe formada por Cat. Louis Marcello Illenseer, P. Dr. Martin Dreher, Michaela Berger, P. Geraldo Grützmann, Mus. André Lichtler, P. Silvio Meincke, Mus. Ruth Kratochvil, P. Oziel Campos de Oliveira, P. Rolf Dietz, P. Leonhard Creutzberg, Flávio Ost, P. Johann Friedrich Genthner e P. Cláudio Kupka.

Uma Comissão se ocupou com o assunto e sugeriu a elaboração de um novo hinário. A proposta foi aprovada pelo Conselho da Igreja. A partir daí, a, então, ‘Comissão do Novo Hinário da IECLB’ se reuniu para definir critérios, coletar, selecionar e elaborar o novo material, que deveria privilegiar o canto comunitário e servir como instrumento para a capacitação litúrgica e musical.

O Livro de Canto, conceitualmente amplo, além de confessionalmente claro e preciso, não é mais um cancioneiro lançado na Igreja, mas o substituto dos hinários Hinos do Povo de Deus 1 e 2 - para ser usado por toda a IECLB.

De um universo de mais de 3 mil cantos e hinos consultados, foi criado um catálogo de 993 hinos. Destes, 641 cantos foram selecionados durante os seis anos de trabalho da Comissão, formada por: P. Cláudio Kupka (Coordenador), Mus. Dra. Soraya Heinrich Eberle (Coordenação de Música da IECLB), Cleonir Zimmermann, Werner Ewald, P. Oziel Campos de Oliveira Júnior, Cladis Steuernagel, Delmar Dickel e Marcel Steuernagel.

O material foi compilado a partir do HPD 1 e 2, Livro de Culto, Manuais de Ofícios da IECLB, Coleção Miriã, Em Tua Casa, O Povo Canta, Cantarei ao Senhor, Novo Cântico e outros cancioneiros, além de sugestões vindas de diferentes Comunidades e pessoas.

A revisão ocorreu em quatro grandes blocos: música, texto, dados e editorial. Quanto à música, foram revisados a melodia (altura), a harmonia (inclusive cifragem) e o ritmo (duração), bem como a grafia musical. A revisão do texto envolveu Teologia, Gramática, versões e traduções. A revisão de dados compreendeu autoria, datas e dados biográficos de Compositores e Letristas. A revisão editorial abrangeu os índices (alfabético, temático e bíblico).

A Comissão se preocupou, ainda, em incluir temas que não fizeram parte das edições anteriores, como Ascensão, Tríduo Pascal e Confirmação, além de temas da vida comunitária e cristã, como ecumene e cultura de paz. Nesse sentido, foi durante a seleção do material que percebeu-se: além de hinos, o repertório da IECLB é composto também por cantos litúrgicos, canções, corinhos. O hinário contém o repertório, mas este repertório se torna música na medida em que é cantado pela Comunidade. Então, seguindo a linha do Livro de Culto da IECLB, a Comissão propôs uma nova nomenclatura, simples e direta: Livro de Canto da IECLB.

O Livro de Canto da IECLB, dedicado, ao lado do Álbum Música Luterana - 500 anos, na noite de 21 de outubro de 2017, na Igreja da Reconciliação, em Porto Alegre/RS, segue o estipulado na liturgia da IECLB, atendo-se ao Culto em suas diferentes partes e considerando o Calendário Litúrgico.

Comissão do Livro de Canto da IECLB e do Álbum Música Luterana - 500 anos

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br