Competência Ensino
Na IECLB, a Competência Ensino é descrita como a capacidade de criar condições para que as pessoas construam o seu próprio processo de aprendizado, percebendo-se em constante amadurecimento na fé cristã, vivenciando o Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes.
Nessa competência, está implícito o processo de interação entre quem ensina e quem aprende, a criação de vínculos, a empatia, a ação individual/coletiva de acordo com valores construídos e um processo ativo de quem aprende. Esta perspectiva mexe com as nossas concepções de ensinar e de aprender no contexto da Igreja, pois encontramos desafios tanto para quem ensina quanto para quem aprende.
Dentre esses desafios, estão: confiar no potencial das pessoas e reconhecer como condição ao aprendizado a motivação, o engajamento, a iniciativa, a disposição para o trabalho compartilhado e a disponibilidade ao diálogo.
Ao longo da vida, vamos aprendendo a valorizar e a utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e religioso. Assim sendo, na Competência Ensino, deseja-se que a pessoa aprendiz não se restrinja ao acúmulo de informações, mas que construa modelos mentais, ideias, para interpretar e intervir na realidade da melhor maneira possível.
Diante dessa perspectiva, o responsável pelo ensino desloca atenção do processo de ensinar para o processo de aprender e, para isso, precisa desenvolver a sua sensibilidade pedagógica para organizar um planejamento com objetivos claros, estratégias para alcançar o planejado, além de prever formas de avaliar o processo e se os objetivos foram alcançados.
Também é necessário considerar as características do público-alvo, como faixa etária e dimensões (cognitiva, afetiva e atitudinal) do desenvolvimento humano, para, então, definir as metodologias apropriadas para que a pessoa aprendiz atue de forma autônoma e responsável na construção do seu conhecimento.
Por meio dessa competência, também desenvolvem-se habilidades como a capacidade de comunicação e de reflexão, a criatividade e a autocrítica.
Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB
Profa. Doris Helena Gerber | Diretora de Ensino Superior no Instituto Ivoti