Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 03:17

Palavra - Competências Ministeriais

Competência Aconselhamento

O Aconselhamento é parte integral e fundamental para o trabalho em Comunidades. É um chamado a ir ao encontro de outras pessoas, que podem estar em crise. Se dispor a ir ao encontro de pessoas que estão com dificuldades é um chamado cristão (estive nu, estive preso, estive doente, estava com fome e com sede...).

Não podemos ficar sempre esperando que todas as pessoas venham a nós. Como Ministros e Ministras da Igreja, somos desafiados e desafiadas a ir ao encontro de quem necessita. Ter iniciativa é fundamental para o aconselhamento. Escuta empática, postura ética, maturidade, equilíbrio emocional e humildade são qualidades esperadas de quem quer viver o Ministério e praticar o Aconselhamento.

Estar atento e atenta às situações que se mostram como crises ou dilemas, em meio às pessoas que nos rodeiam, é ser um bom, uma boa profissional de aconselhamento. Conforme Lutero, essa é a função de toda a Comunidade. Cuidar de um dos membros doentes é cuidar do próprio corpo.

Nem sempre conseguimos ajudar, por isso é fundamental percebermos quando chegamos ao nosso limite e devemos encaminhar adiante pessoas em situação de crise. Há outros profissionais que podem auxiliar pessoas doentes psiquicamente, mas isso não nos exime da responsabilidade de acompanhá-las espiritualmente.

Jesus, após a ressurreição, vai ao encontro dos dois discípulos no caminho de Emaús. Ele nos mostra a importância de ir ao encontro, como calar quando as dores de outras pessoas precisam de voz para serem expressas. Caminhar junto, mesmo quando não concordamos com o que estamos ouvindo. O desafio é mostrar que há outras óticas que podem ser vistas, há outras possibilidades de ver os problemas e achar soluções.

Para termos uma Comunidade Missionária, acolhedora, viva, é fundamental que vivamos e pratiquemos o Aconselhamento. A Visitação e o Aconselhamento em Comunidade fazem o diferencial para conseguirmos ter uma Comunidade ativa e participativa.

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB

Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes | Professor de Teologia Prática da Faculdades EST

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br