Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 05:46

Palavra - Competências Ministeriais

Competência Confessionalidade Luterana

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é Igreja Confessional, no sentido daquilo que se crê, confessa e afirma. De acordo com o artigo 5º da sua Constituição, a IECLB confessa a sua fé em Jesus Cristo, o Senhor da una, santa, universal e apostólica Igreja. Esta declaração confessional está fundamentada nos testemunhos da Escritura Sagrada. Os Credos Ecumênicos da Igreja Antiga, a Confissão de Augsburgo inalterada e o Catecismo Menor reafirmam a ótica confessional. Com isso, reconhecemos que a IECLB é, simultaneamente, Igreja ecumênica e herdeira da Reforma Luterana.

Declarar confessionalmente Jesus Cristo pressupõe que Nele se creia (Rm10.10). Assim também o afirma Lutero: ‘Justo não é quem pratica muitas obras, mas quem, sem obra, muito crê em Cristo’ (OS 1,52). Quem é Jesus Cristo, que a IECLB crê, confessa e afirma como Senhor e Salvador? Em Jesus Cristo, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade (Cl 2.9). A Confissão de Augsburg, um dos escritos confessionais da IECLB, declara que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que verdadeiramente nasceu, padeceu, foi crucificado, morreu e foi sepultado [...] no terceiro dia ressurgiu verdadeiramente dos mortos, subiu ao céu e está sentado à destra de Deus (Art. 3).

De acordo com Lutero, Jesus Cristo ‘vem até nós ou somos levados até ele’ (OS 8,174) ali onde se manifestam os seguintes sinais: a pregação da Palavra de Deus, a administração dos Sacramentos, a confissão e absolvição de pecados, o Ministério Eclesiástico, o exercício da oração e o sofrer a cruz. A IECLB, como herdeira e intérprete da Reforma Luterana, reconhece nestes sinais a existência do santo povo cristão, a Igreja.

Como Igreja de Jesus Cristo vinculada à Reforma Luterana, a IECLB assume a Missão de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo (Constituição da IECLB, art. 3º).

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB
P. Prof. Dr. Mário Francisco Tessmann | Professor na FATEV

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br