Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:03

Palavra - Competências Ministeriais

CHA - Atitude

É comum ouvirmos a frase: Quem tem atitude, tem tudo!

Quando falamos em Competência, isso tem boa dose de razão. Atitude representa o ‘A’ do CHA, que define a aquisição das Competências. Embora seja a última das letras, é a primeira em relevância, pois é dela que se originam as demais.

A Atitude define as nossas orientações e os nossos investimentos. É traduzida pelo querer fazer. Passa, portanto, pela motivação e pela determinação. Pode ser compreendida como o impulso necessário para alavancar as nossas decisões e as nossas ações.

Quando uma pessoa tem Atitude, podemos acreditar que ela vai em busca do conhecimento e das experiências necessárias para desenvolver as suas habilidades. Pode ser que ela não saiba exatamente como fazer isso e até tome decisões equivocadas nesse processo, mas é de se imaginar que ela tenha ânimo e vitalidade para redirecionar a rota quando necessário.

Atitude pressupõe resiliência para lidar com as frustrações e as situações difíceis que pode mos encontrar. A falta de Atitude implica passividade, dificuldade para superar obstáculos e tomar decisões. Dessa forma, inibe a busca pelo conhecimento e pelo desenvolvimento das habilidades.

Nessas circunstâncias, tanto o saber como o fazer têm um caráter que poderíamos chamar de mecânico: as pessoas sabem e fazem, mas como se estivessem no ‘piloto automático’, sem dedicação, sem ‘brilho do olhar’, o que, certamente, impacta na qualidade das suas entregas.

Na IECLB, Atitude é reconhecida como uma condição essencial para o exercício do Ministério. É pressuposto que, nas avaliações preparatórias ao Período Prático, as pessoas deem evidências de terem Atitude, visto que já deve ter sido determinante desde a decisão para cursar Teologia.

A Atitude deve permanecer ativa durante toda a vida ministerial, garantindo, assim, o comprometimento das pessoas com o seu crescimento contínuo e, como consequência, da Igreja como um todo.

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB
Psic. Leila Klin | Psicóloga Organizacional 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br