Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 12:22

Palavra - Competências Ministeriais

Aprender, adaptar e moldar

Em qualquer atividade, é fundamental saber como e por onde começar. Eu gosto de café e aprendi que, para prepará-lo, preciso dispor de um coador, pó, água quente e uma garrafa térmica. Para começar, é o suficiente. Para apreciá-lo, percebi que tem muito mais coisa envolvida. É bom colocar-se na condição de aprendiz!

Não é tão simples aprender, entretanto. Por mais que tenhamos talento, carisma e disposição, há um longo caminho a ser percorrido e este processo pode exigir muito ou pouco, ser desgastante ou enriquecedor.

Aprender exige vontade e disposição para muitas coisas. Precisa desacomodar várias vezes. Feliz a pessoa que, no contexto em que está inserida, pode aproveitar essas benesses. Foi exatamente o que moldou a minha caminhada no Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM).

Durante o PPHM, me deparei com os seguintes desafios: desenvolver um olhar sensível para a função bíblico-teológica e missionária da Igreja e motivar a Comunidade a este movimento, desempenhar com equilíbrio o aconselhamento de pessoas, despertar, preparar e encantar pessoas para o exercício do Sacerdócio Geral, assumir o chamado e dele reconhecer as minhas responsabilidades, identificar possíveis perfis de pessoas para auxiliar na gestão da Comunidade, envolvê-las na vida comunitária, ter sensibilidade na condução da caminhada ecumênica da Igreja, observar o dia a dia das pessoas e trazer esta reflexão na pregação, se expressar com mais segurança e utilizar vocabulário adequado, orientar pessoas quanto ao compromisso com o testemunho da sua fé e ensinar pelo exemplo, moldando atitudes e pensamentos à luz do Evangelho.

Nesse processo, desde ter a capacidade para administrar a vida pessoal, familiar e social com equilíbrio até desenvolver a habilidade de transmitir as ideias que brotam desse ser humano curioso e convicto que foi chamado para dar testemunho da Missão que Deus lhe confiou, houve muitas oportunidades para tomar um café. É bom estar aberto ao aprendizado.

O PPHM representa esse tempo bonito, espaço de gestão e lapidação, sentimentos, encantamentos, sonhos e inspirações. Sendo acolhida a disponibilidade de todas as partes, a formação será experiência marcante e, quando isso acontece, se torna prazerosa e inesquecível. Gratidão!  

P. Renato Endlich | Ministro na Paróquia Apóstolo Tiago, em Jaraguá do Sul/SC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br