Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:42

Palavra - Competências Ministeriais

Um banho de IECLB e de Evangelho

‘O Felipe precisava tomar um banho de IECLB’. Essa frase foi dita durante o meu Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM). É verdade! Vejo o quanto esse banho me fez e faz bem. Conhecer mais sobre a IECLB, a nossa identidade, a nossa história, os Documentos Normativos, entre outros Manuais, tudo é muito importante.

A dinâmica que a IECLB adotou para tornar viável o ingresso de pessoas no Ministério com Ordenação impulsiona Candidatos e Candidatas a uma exaustiva revisão de fé, vida e prática ministerial. Procurei deixar a Igreja cuidar de mim. Aliás, não é por acaso que, nesse processo, se utiliza a expressão ‘comportamento de entrega’.

Para quem está nesse caminho ou pretende ingressar, essa postura de deixar-se cuidar, de fato, é a mais recomendada. Sim, é confrontador e desgastante, mas também é gratificante ver o resultado dessa entrega, que poderia, talvez, ter permanecido latente sabe lá por quanto tempo ou, simplesmente, nem ter sido positivo, risco de quem não se deixa conduzir pelas etapas dessa caminhada.

Como foi importante trabalhar com a Comunicação, por exemplo, uma das Competências, e perceber que, no meu caso, o linguajar acadêmico, ao ser usado na Prédica, não facilitava em nada o anúncio do Evangelho. As mudanças aconteceram quando comecei a ter mais convívio com as pessoas da Comunidade, conhecer as suas histórias e entender os seus dilemas. Nesses momentos, fica claro que o desejo é pela mensagem que desperta para a fé, que anima para a vida, que convida para o exercício do Sacerdócio Cristão... sem palavras difíceis.

Em consequência, esse ‘andar com’ a Comunidade, que se estende no ‘andar com’ a sociedade, foi estímulo para outras habilidades imprescindíveis no Ministério. Pude exercitar uma hermenêutica popular e contextualizada, flexibilidade e tolerância no campo teológico e relacional. Enfim, me percebi andando no agir transformador de Deus.

Comprometido com o anúncio de vida digna e a denúncia do mal, no propósito ecumênico e de paz com justiça social, me percebi sendo formado e formando pessoas para o bom propósito da Missão, que se traduz, no dia a dia e no corpo comunitário, em diaconia, evangelização, comunhão e celebração.

Que nunca nos faltem esse banho de IECLB e de Evangelho!

Miss. Felipe Milani | Ministro na Comunidade do Vale do Atibaia, em Valinhos/SPS 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br