Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 843

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:21

Palavra - Competências Ministeriais

Unificar e multiplicar!

Se olharmos para nossa realidade, percebemos que vivemos em um mundo no qual tudo é comprado, adquirido e conquistado. A partir da graça de Deus, precisamos afirmar e reafirmar que todas as pessoas têm valor pelo que são.

Deus chama ao discipulado, ao respeito, ao compromisso e ao seguimento a Jesus Cristo em palavras e ações (cf. Lc 10.2). O Evangelho nos torna humildes, confiantes e nos convida a sair da zona de conforto para desenvolver o ato de amar, servir e reconhecer as maravilhas de Deus por meio da gratidão.

Realizei o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia de Rio Bonito, em Joinville/SC, onde o grande envolvimento das pessoas, de diferentes idades, que se colocam à disposição para servir chamou a minha atenção. É um trabalho edificante e maravilhoso.

 A graça de Deus me convida a não permanecer indiferente diante das situações de dores do mundo. Precisamos entender o mundo e contextualizar o Evangelho com fidelidade, para que seja relevante e desafiador nos nossos dias.

Assim, é necessário empenho para que mais pessoas sejam alcançadas pelo Evangelho e também preparadas para encontrar o seu espaço e a sua forma de servir, para além do âmbito eclesiástico.

Nesse propósito, o trabalho em equipe é fundamental para o crescimento de uma Comunidade. Um levantamento das necessidades dará uma visão geral para começar a avaliar os detalhes, o monitoramento e o seu progresso. É no lugar em que estamos inseridos e inseridas que Deus quer nos usar!

O PPHM evidenciou que o trabalho em equipe, uma das Competências a serem desenvolvidas, para ser produtivo, deve ter propósito e visão no mesmo sentido, de modo a alcançar os objetivos, evidenciando o melhor que cada colaborador e cada colaboradora têm a oferecer.

Fica o ensinamento que é em equipe que podemos unir dons, talentos e vocações para promover um serviço missionário e evangelístico. Não basta apenas nos reunirmos em grupos, abrir a Bíblia e ter mais pessoas frequentando. A Comunidade precisa descobrir a sua razão de existência, ou seja, a vocação precisa ser lembrada e estimulada com vistas à pratica da misericórdia e da justiça. Para isso, Deus nos alcança e nos dá impulsos a partir do seu sopro de vida!

P. Hilquias Rossmann | Ministro na Paróquia dos Migrantes, em Cacoal/RO

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br