Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 839

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021

Porto Alegre / RS - 05:52

Formação de Estudantes

Vida e vida em abundância

Na Alemanha, a primavera é tão aguardada como uma manhã após uma longa noite em vigília. Quando ela chega, tudo se transforma. Os pássaros voltam. Os jardins florescem. Tudo ganha vida e cor. Como é bonito ver a natureza se renovar depois de um inverno amedrontador.

Coisas ‘normais’ para os alemães, eram fantásticas para mim. Exemplo é a caixa de jornal na esquina: apenas pegar o jornal e colocar o dinheiro dentro. Ela permanecia lá todos os dias. Certamente, os responsáveis não tinham preocupações. Furtos?! Não havia! Muitas vezes, perguntei-me como seria isso no Brasil.

Voltar à minha pátria fez-me perceber que havia vários aspectos até então despercebidos por mim. Um deles é potencial inimaginável do Brasil. Somos ‘gigantes pela própria natureza’, como nosso o Hino Nacional diz. Por que, então, muitos brasileiros vivem no limiar da miséria se a nossa nação é tão estupenda?

O Brasil, desde tempos coloniais, tem experimentado um inverno de exploração e opressão. O nosso povo vive o sonho de uma primavera que nunca chega. A primavera na Alemanha remetia ao Brasil, porque não saíam de mim as palavras do Poeta Pablo Neruda: Podrán cortar todas las flores, pero no podrán detener la primavera (Poderão cortar todas as flores, mas não poderão impedir a primavera).

O Brasil sofreu e ainda sofre com a ação daqueles que foram cortando as suas flores, acreditando impedir a primavera, mas, no fundo, sabemos que ela não deixará de vir. São sábias as palavras do Poeta. Esperamos que a ‘Primavera’ de uma vida digna chegue logo ao nosso país, assim como chegou na Alemanha, depois de tudo o que se passou.  

Jesus disse que ele veio para que tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10.10).

Michael Kuhn Pothin | Estudante de Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Dons a serviço do Reino de Deus

O Sacerdócio Geral faz transformações na vida! Sementes são lançadas, adubadas e, no devido tempo, produzem frutos, como é o caso de Adriane Radman, Orientadora de Culto Infantil na Comunidade de São Lourenço do Sul/RS. Na caminhada de fé de Adriane, estão (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br