Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 06:03

Formação de Estudantes

Compromisso com a formação sólida e qualificada (parte 3/3)

A Igreja disponibiliza a estudantes o Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica (FFAFT), que, em vigor desde 2019, conta com duas linhas de concessão de recursos: Linha crédito (destinada ao pagamento integral ou parcial de mensalidades e créditos acadêmicos) e Linha subsistência (destinada a financiar e auxiliar na subsistência de estudantes durante o período de estudo).

Os recursos que sustentam este financiamento são provenientes do orçamento ordinário da IECLB e das restituições de pessoas que usufruíram do benefício. Neste sentido, há um empenho para o estabelecimento de uma nova cultura de valorização e comprometimento, com a restituição dos recursos concedidos, tendo em vista a possibilidade do Fundo continuar prestando o auxílio.

Desafios - Ministros e Ministras com preparo e condições de liderança são uma expectativa em todas as instâncias da IECLB. Diante disso, a reflexão sobre a formação teológica de estudantes é pauta constante nos fóruns deliberativos da Igreja.

- Formação Acadêmica: são identificadas lacunas em algumas áreas do conhecimento. Este diagnóstico permite identificar aspectos que precisam ser fortalecidos e conteúdos que necessitam ser aprofundados durante o processo de formação. A formação para as ênfases ministeriais também requer atenção.

- Sustentabilidade: nos últimos anos, houve diminuição no ingresso de estudantes para a formação teológica. Diante disso, é preciso verificar se essa tendência se firmará e avaliar como a mesma pode afetar o quadro ministerial da Igreja. Também é importante verificar as condições de sustentabilidade, a médio e longo prazos, desta atual modalidade considerando as condições da Igreja em manter o apoio e as necessidades dos estudantes de Teologia.

A IECLB mantém o compromisso com a formação sólida e qualificada do seu quadro ministerial, pois tem diante de si muitos desafios, mas também muitas oportunidades de atuação missionária neste imenso país.

Secretaria de Formação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br