Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 10:50

Palavra - Gestão Ministerial

Gestão Ministerial: habilidades necessárias

O exercício do Ministério implica tarefas e objetivos que fazem de Ministros e Ministras gestores e gestoras de pessoas, de projetos e de variadas atividades rotineiras. Nessa posição e perspectiva, são confrontados e confrontadas com muitas expectativas, sobre as quais vale interrogar-se: De que habilidades necessitam? Apesar da impressão assustadora que a diversidade de expectativas evoca, as habilidades necessá- rias para ser um bom gestor, uma boa gestora podem ser reduzidas a algumas básicas.

A primeira delas implica uma postura - é a capacidade de ter uma visão, uma proposta, para a qual consegue apontar e atrair a atenção. É fundamental estar identificado, identificada com essa visão, comunicar isso de forma convincente e apontar com clareza a posição e as razões pelas quais busca a confiança e o apoio para alcançar determinadas metas. Isso faz do gestor, da gestora um líder, uma líder!

Embora a posição lhe permita tomar decisões sozinho, sozinha, são a abertura e a humildade para envolver colegas e colaboradores, colaboradoras na discussão da proposta, no estabelecimento de metas e na tomada de decisões que favorecem o alcance e a sustentabilidade das metas. Isso significa: ter abertura para crescer e aprender.

Todo esse processo pressupõe outra característica: a perseverança! No percurso, não encontramos apenas apoio, mas também muitas resistências. Para conquistar a confiança e o apoio, há que sustentar a sua posição pacientemente e oferecer tempo e condições para o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas.

Outras habilidades serão abordadas nas próximas edições. Acompanhe!

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br