Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 17:52

Palavra - Gestão Ministerial

Gestão Ministerial: estratégias e sustentabilidade

De Ministros e Ministras, supõe-se que, além da competência teológica e pastoral, tenham habilidades estratégicas e operacionais sustentáveis.

Habilidade estratégica se traduz na capacidade de analisar uma situação e, a partir dela, definir metas e responsabilidades de atuação. Isso requer informações qualificadas sobre temas, conjunturas e desenvolvimentos, que ajudam a entender as razões e os objetivos das metas.

Uma comunicação adequada e convincente (aberta e participativa!) dessas informações cria as condições necessárias para o planejamento e a implementação de atividades conforme as características específicas do campo de trabalho.

Visto que não há um modelo único de projeto, tampouco prática profissional que possa ser definida apenas pelo profissional, é necessário prever a revisão de metas e estratégias constantemente. Sustentar essa prerrogativa aumenta a disponibilidade de envolvimento de pessoas que ainda têm reservas ou resistências.

Essa postura favorece a sustentabilidade da proposta de trabalho e do próprio profissional. Também permite suportar críticas e tomar decisões que nem sempre são consenso. Enfim, ela traduz a habilidade operacional do Ministro e da Ministra.

Mais: tal postura se manifesta quando o Ministro e a Ministra conseguem, em situações cotidianas, ‘ganhar’ aceitação para as suas propostas, além de motivar pessoas a se envolverem no processo, assumindo atitudes que favorecem o alcance das metas almejadas, mesmo que ainda haja reservas e posições críticas.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br