Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 02:18

Palavra - Gestão Ministerial

Gestão Ministerial: resistências…

Desde os primeiros momentos de vida até o seu final, o ser humano resiste. Sem resistência, não há vida. Resistir é uma forma de proteção e um dos recursos que mais usamos – em todos os âmbitos da vida. A busca por recursos de proteção é um anseio que nos acompanha. Por diversos fatores, porém, ela pode variar de intensidade. Às vezes, também pode atrapalhar o fluxo da vida.

Tanto na vida privada quanto na vida profissional, nos deparamos com resistências. Quando é a outra pessoa que resiste, essa resistência incomoda. Não raro, é uma das causas de desconforto e desânimo entre Ministros e Ministras. Tem-se boas ideias e ações são necessárias, mas há resistência… O que fazer? O que fazemos ou deixamos de fazer incide na vida das outras pessoas, podendo acentuar ou diminuir as suas resistências.

No confronto com a resistência nas relações cotidianas, geralmente ocorrem dois equívocos. O primeiro consiste em pensar que a resistência da outra pessoa é um movimento contra mim. Não necessariamente. A resistência é, em primeiro lugar, um movimento em favor de algo que esta pessoa presume ameaçado e quer preservar. O segundo consiste na dimensão da ameaça presumida, geralmente desproporcional.

Quando atuantes, esses equívocos afetam as emoções e atrapalham a comunicação. Assim, a percepção desses equívocos abre caminhos em vista dos inevitáveis encontros com resistências no trabalho e facilita a busca pelo entendimento das razões e da sua legitimidade, o que favorece a reflexão e a desconstrução dos temores desproporcionais.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br