Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 11:32

Palavra - Gestão Ministerial

Gestão Ministerial: quebrar resistências?

Quando as nossas atividades e os nossos encontros com outras pessoas têm bons resultados, quando tudo flui sem que ninguém atrapalhe e o salário cai em nossa conta, o trabalho é percebido como fonte de prazer. Temos energia e criatividade para desenvolver projetos e resolver dificuldades. No entanto, quando nos deparamos com resistência ao que propomos ou ao modo como fazemos algo, com frequência, tudo muda. O espaço do trabalho se transforma em campo de combate e fonte de mal-estar.

Resistências têm o efeito de desencadear atitudes de confronto e ataque. Não raro, o primeiro impulso é armar-se com muitos recursos para se impor. O resultado pode satisfazer o ego, mas certamente terá prejuízos e danos desnecessários. Quando entramos no ’modo combate‘, perdemos o contato conosco e com os outros. A consequência é exatamente o oposto do que precisamos: em vez de apoio e envolvimento com as nossas exigências, obtemos recusa e afastamento. Terminamos assumindo o trabalho sozinhos e, algum dia, cansamos e desanimamos…

Que tal apostar em outro caminho, melhorando a nossa competência relacional? Se, em vez de confrontar e atacar, soubermos convencer e motivar pessoas a cooperar ou, pelo menos, não resistir? Para isso, é necessário redescobrir e ativar capacidades inatas ao ser humano – a empatia e o cuidado. Esses comportamentos permitem perceber a individualidade e as necessidades dos demais envolvidos. Em diálogo honesto e cuidadoso, abrir o olhar para novas perspectivas pode tornar o trabalho muito prazeroso e produtivo.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br