Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 01:57

Palavra - Gestão Ministerial

Profissionalismo: cooperação nas diferenças

Estudos antropológicos afirmam que a capacidade de cooperação entre pessoas diferentes é a razão do acentuado e rápido desenvolvimento da humanidade. Experiências e sucessos partilhados, tarefas distribuídas conforme as habilidades e características particulares e a junção de recursos tornaram o ser humano capaz de encontrar soluções e superar dificuldades. Diferenças, troca de saberes e a cooperação são os ingredientes do sucesso.

Embora fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento, a capacidade de convivência e a cooperação com diferenças são difíceis e, geralmente, indesejadas. Na vida privada, podemos decidir com que tipo de pessoas mantemos contato e proximidade. Pessoas que não ‘combinam‘ conosco, deixamos de lado. Já no contexto do trabalho somos obrigados e obrigadas a lidar também com quem não simpatizamos. Isso é desconfortável e desmotivador.

Uma das formas de se proteger é ‘limpar a área’ e cercar-se de pessoas percebidas como agradáveis. Quando um novo, uma nova profissional chega nesse campo de trabalho, talvez faça o mesmo e cerquese de um novo grupo de pessoas. Isso implica muito desgaste e gera frustrações com consequências duradouras.

É por isso que vale pensar se essa mesma energia pode ser investida para identificar e reconhecer no aspecto ‘negativo’ da outra pessoa uma possível contribuição importante em algum momento ou contexto. É importante destacar que as pessoas se desenvolvem e mudam quando encontram espaços e atividades nas quais podem cooperar com as suas particularidades. Isso seria mais profissional…

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br