Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 822

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 03:00

Palavra - Gestão Ministerial

Empatia: uma perspectiva diferente

Eu acho que você pensa que… Assim se expressa o que, em Psicologia, se chama empatia: a capacidade de pensar a partir da situação que vive a outra pessoa e, de certa forma, elaborar hipóteses sobre o que ela pensa ou sente. Tipicamente humana, ela é um dos recursos mais importantes nas inter-relações e a sua falta, uma das principais causas de conflitos e fracassos em cooperações.

Em situações que experimentamos como ameaçadoras, o funcionamento mental ‘desativa’ essa habilidade e regride à sua forma mais arcaica, na qual predominam os impulsos de ataque, fuga ou inércia. Esse modo de funcionamento geralmente suscita reciprocidade, ficando prejudicada ou inviável a capacidade de interagir.

Quando confrontados com alguém nesse estado, o caminho mais eficaz para superá-lo é, primeiramente, criar uma ‘zona de conforto’ para si mesmo. Pela respiração, lembrança ou contato visual com uma pessoa a quem se quer bem, são emitidos sinais que tranquilizam o sistema nervoso e (re)estabelecem uma atmosfera de confiança, que permite ir ao encontro e perceber a outra pessoa também em suas necessidades e vulnerabilidades.

Quando uma pessoa percebe interesse por suas razões e demandas, o seu sistema nervoso também recebe sinais que geram a sensação de segurança. Isso permite ‘desarmar’ e facilita a retomada do contato pacífico e construtivo, mesmo quando há interesses contrários e, portanto, incompatíveis. Acolher a perspectiva da outra pessoa não exige identificarse ou partilhar as suas razões, mas abre caminhos na busca por soluções.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br