Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 02:03

Palavra - Gestão Ministerial

Empatia: abrindo caminhos

Ser tratado e tratada com estima e respeito é uma das necessidades universais que humanos partilham. É algo que precisa ser experimentado concreta e renovadamente.

Em muitas situações de conflitos, as emoções afetam de tal forma a comunicação que, no, lugar de uma argumentação serena e racional, a recusa da demonstração de estima é usada como forma de manifestar discordância. Além de sinalizar fraqueza, isso só serve para inviabilizar o diálogo e a busca por caminhos construtivos.

Por mais contraditórias que sejam as posições, a manifestação de respeito e reconhecimento favorece a abertura para mudanças. A melhor forma para expressá-la é a empatia que sempre se traduz em uma postura de:

- curiosidade e demonstração de interesse pelas razões da outra pessoa;

- disponibilidade e presença, ’estar aí‘ para o que é da outra pessoa, declinando (por algum momento), do interesse de impor as próprias razões e perspectivas;

- distinção entre o que é de uma e o que é da outra pessoa, tanto opiniões quanto emoções. Não é você, mas a outra que pensa ou é assim…;

- reconhecimento que, por trás de manifestações de hostilidade, podem estar carências e dificuldades;

- abertura para suportar emoções fortes, pois, quando pessoas sentem que são ouvidas de verdade, pode ser que falem sobre experiências com as quais seja difícil lidar, mas que, quando expressadas, produzem grande alívio e reduzem a agressividade.

Assimilar essa postura enriquece a vida, desfaz nós e abre caminhos…

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br