Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 847

Segunda-feira, 26 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 20:49

Palavra - Vocação e Ministério

Cuidar, fortalecer e qualificar (parte 2/3)

Em março de 2020, nos deparamos com uma pandemia. O Covid-19 exigiu uma grande mudança nos hábitos de vida e de trabalho. Em decorrência desse cenário, o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras reformulou a oferta de Seminários. A Secretaria do Ministério com Ordenação (SMO) preocupou-se em oferecer, com rapidez, novas temáticas para capacitação de Ministros e Ministras, que respondessem às necessidades mais prementes. O Programa ainda disponibilizou, de forma virtual, opções para Ministros e Ministras poderem refletir sobre esse momento, além de dialogar sobre angústias e sofrimentos.

Em abril, a SMO passou a estruturar novos temas e oferecer diferentes cursos e seminários. Em maio, com a necessidade de formação na área de novas mídias, a SMO, em parceria com a Faculdades EST, organizou um curso básico para a elaboração de vídeos, para auxiliar em gravações e compartilhamentos de Cultos, Mensagens, Estudos Bíblicos, etc. O curso Comunidades  em Rede foi organizado em cinco módulos, com a participação de 230 Ministros e Ministras.

Outro tema que demandou atenção urgente foi o luto. Neste período, os velórios precisaram ser abreviados. Em muitos casos, Ministros e Ministras tiveram a permissão de anunciar a Palavra de Deus somente por via eletrônica. Em casos de morte causada pelo Covid-19, núcleos familiares e comunitários não puderam realizar a despedida dos seus entes queridos. Este cenário desafiou a SMO, em parceria com o Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB e a EST, a estruturar uma oferta de capacitação para este tema. Assim, surgiu o curso Luto em tempos de Covid-19, em cinco módulos, com fóruns de discussão e leituras diversas.

Três grupos que já haviam finalizado a formação em Mentoria Ministerial com o P. Dr. Victor Linn puderam se reencontrar, espaço que permitiu o estudo conjunto do texto Apontamentos para Mentoria em situações traumáticas, escrito para o momento de pandemia.

Continua na próxima edição.

Secretaria do Ministério com Ordenação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br