Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Domingo, 25 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 00:56

Palavra - Vocação e Ministério

Cuidar, fortalecer e qualificar (parte 3/3)

A Secretaria do Ministério com Ordenação (SMO) é responsável por diversas rotinas administrativas, como atualização de registros e controle de documentos, tanto pessoais quanto relativos às famílias de Ministros e Ministras. Quanto à atividade ministerial, a SMO registra eleições, envios, transferências, afastamentos, inatividade, Termos de Atividade Ministerial, Termos de Adesão à Reserva Ministerial, situações referentes à AMA, entre outros.

De 1224 Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas, 65 são do Ministério Catequético, 128 do Ministério Diaconal, 53 do Ministério Missionário e 978 do Ministério Pastoral. O quadro é composto por 67% de representação do sexo masculino e 33% do feminino. Atualmente, 803 Ministros e Ministras estão em atividade, 276 em inatividade, 26 em afastamento e 119 em outra situação.

Desafios - Confrontada com as consequências da pandemia, a SMO procurou dar respostas rápidas, caso da 2a  edição do curso Comunidades em Rede, que estimula Ministros e Ministras a descobrirem potencialidades na área da comunicação, especialmente diante da necessidade de interação com os membros das suas Paróquias.

Luto em tempos de Covid-19 é um tema desafiador e o curso dispõe de grande procura. Caso os seminários presenciais não aconteçam, buscaremos reforçar os vínculos com Ministros e Ministras pelos meios eletrônicos.

As Secretarias de Formação, Habilitação ao Ministério e Ministério com Ordenação realizaram um planejamento conjunto para a Área de prioridade - Formação Ministerial, vinculada à Meta Missionária 1. Uma das ações propostas foi a realização de uma pesquisa sobre as capacitações oferecidas pelos Sínodos nos últimos anos. O resultado foi repassado aos Pastores e às Pastoras Sinodais. O próximo passo é fazer uma pesquisa com Ministros e Ministras sobre as suas necessidades de formação.

As incertezasquanto ao retorno das atividades presenciais acarretam ansiedade. Apresenta-se o desafio, portanto, de acolher as preocupações que estes novos tempos impõem, com coragem e esperança.

Secretaria do Ministério com Ordenação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br