Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:08

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

É difícil melhorar, mas é muito fácil piorar...

Há um grande medo em nosso tempo apressado, mas ele não se parece com o medo de uma doença incurável, da insegurança a respeito de filhos e filhas que saem à noite para se divertir, do trânsito que não nos respeita, da velhice sem os recursos necessários para viver com dignidade, entre tantos outros que cada qual imagina ou deles padece.

Os discípulos de Jesus atravessam o mar em um barco. De repente, vem um temporal. Todos se encheram de medo. Jesus dormia. Com medo de naufragar, acordaram o Mestre, que, com uma ordem, fez tudo voltar à calmaria e depois os chamou de homens de pequena fé. Também não é deste medo que aqui estamos falando, embora bastante exemplar para nós, pois o contrário do medo não é a coragem, mas a fé.

Como o grande medo se manifesta? Há poucos dias, estava à procura de uma explicação para o grande número de programas religiosos em alta madrugada. Considerava estranhos aqueles programas que prometiam resolver todos os problemas de todas as pessoas instantaneamente. Também percebi que há grande audiência na madrugada. Hoje, os programas religiosos ocupam mais espaços que os filmes e o futebol.

Foram as propagandas de remédios sem indicação médica que mostraram um dado alarmante, que julgo verdadeiro pelo número de pessoas que conheço e que têm dificuldades com o sono. Como pai de uma Farmacêutica, tive a confirmação da quantidade de pessoas que compram remédio para dormir. Eis o sucesso dos programas religiosos em altas horas!

A insônia é consequência de tantas outras preocupações! Certa vez, um estudioso disse que o problema não é ter preocupações, que todos têm. O mais grave é quando as preocupações nos têm. Certamente, foi por isso que Jesus disse no Sermão do Monte: olhai os pássaros do céu e os lírios do campo. Não plantam e não tecem, mesmo assim são sustentados e se vestem melhor que Salomão. Não era um estimulo de Jesus à irresponsabilidade, mas à confiança total em Deus.

Assim, vamos chegando às razões do grande medo, expresso por um Economista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Sei que você está ansioso, ansiosa pela resposta dele, mas pode se frustrar ou vai voltar a dormir melhor, pois medo sem objeto definido aumenta a insônia e os temores.

O medo que faz perder o sono ou viver de forma ansiosa quando desperto, desperta vem do fato que milhões de pessoas estão a cinco milhões de reais dos ricos e, muitas vezes, a cinco mil reais dos pobres.

Aos brasileiros e às brasileiras que, a cada dia, estão mais próximos ‘dos debaixo’, o caminho da solidariedade e do amor cura o ódio que nasce da inveja dos de cima. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br