Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 09:21

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

Mentindo ao próximo como a si mesmo

‘A verdade que nos liberta é a verdade que não queremos ouvir’, afirmou um Pensador europeu com a sua fina percepção da realidade. Não faltam exemplos para confirmar esta ideia. Como ‘país do futebol’, vamos começar pelo tema. O jogador que cometeu uma falta grave simula a queda e fica se contorcendo sobre o gramado para driblar um possível cartão amarelo ou vermelho.

Se o Árbitro ‘for na sua onda’, ele continuará em campo, conseguindo, assim, enganar o Árbitro e, talvez, prejudicar o time adversário. A torcida do seu time sabe que tudo foi uma encenação, mas, como a mentira poderá lhe favorecer, cala-se. A torcida do outro time fica indignada, ofende o Árbitro, mas veria com normalidade a situação inversa.

No Brasil, tivemos Eleições no final do ano passado, inclusive na IECLB. Na Política, também podemos mentir ao próximo como a nós mesmos. Eleitores e eleitoras que desconhecem ser a pessoa a sua procuradora para administrar o seu imposto e o da toda a população podem se autoenganar ao trocar o seu voto por qualquer benefício. Também nos enganamos quando votamos por amizade ou porque tal candidato ou candidata favorece os meus negócios ou a minha organização.

Pequenas mentiras geram a grande corrupção no Brasil. A maior das mentiras é daquelas pessoas que dizem que a Política será limpa quando estiverem lá. Isolado no cargo, é fácil cair. Jesus sabia disso, por isso, em sua oração, pede e não nos deixe cair em tentação.

Conheci uma família da nossa Igreja que casou a sua filha com um estranho, porque, na Comunidade, não havia rapazes à altura. O jovem forasteiro falou aquilo que todos queriam ouvir. O casamento se desfez em poucos meses. Não é possível responsabilizar somente o estranho, mas também a família, que, ao querer o melhor para a filha, caiu do alto da sua própria ilusão. Felizmente, a jovem se recuperou do autoengano familiar. Assim, fazemos com a nossa saúde. Evitamos a ida ao Médico, à Médica. Viver mentindo para si faz mal à saúde poderia ser um slogan do Ministério da Saúde.

Raramente queremos ouvir a verdade, porque a liberdade nos exige muito. A morte de Jesus na cruz é o caso extremo desta verdade. Às lideranças religiosas da sua época, que o acusavam de estar ‘endemoniado’ por se dizer o enviado de Deus, Jesus afirmou Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.31-32). Por ser a Verdade em pessoa, Jesus foi rejeitado e morto pelas lideranças religiosas da sua época. Só alguém tomado por autoengano creditaria que a situação seria diferente hoje. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br