Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 835

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:56

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

Deus acima de tudo

Ao descer no aeroporto, o Escritor israelense Amós Oz (1939 - 2018) toma um táxi para a sua casa. O motorista comenta sobre um dos conflitos recentes entre palestinos e israelenses, que, há décadas, se repetem, e que matou algumas pessoas. Sem pestanejar, o motorista afirma: ‘É preciso matar todos os palestinos’. Amós busca uma resposta, pois não é fácil responder a quem tem como solução fazer aos outros o que foi feito aos seus, ou seja, matar como solução.

Rapidamente, o autor dá uma resposta com a qual não concorda. ‘Sim, vamos matar a todos os palestinos de uma rua para vingar os nossos compatriotas. Você pega uma arma e eu pego outra. Vou de uma ponta da rua e você vem da outra, sem deixar ninguém vivo. No meio da quadra, com todas as pessoas mortas, ouvimos o choro de uma criança. Ela sobreviveu. Então, decidimos quem a matará’. Diante de tal extremismo, o motorista se calou. Talvez tenha percebido a insanidade da sua solução ‘fácil’ para vingar os seus.

Com essa história, o Escritor inicia o seu livro que traz como reflexão a pergunta: Como convencer um extremista fundamentalista cuja solução é matar quem pensa diferente? Também em nosso meio crescem a intolerância religiosa e política. Para as pessoas intolerantes, a solução é eliminar as pessoas que pensam diferente. Com cada vez mais armas nas mãos, parece que a solução está à distância de uma bala... e autoridades reforçam a matança.

O contexto geográfico da conversa que fez o motorista pensar e se calar nos lembra a história de Caim e Abel. O pastor de gado pequeno, Abel, é morto por Caim. Na lógica absurda do ‘dente por dente e olho por olho’, Caim deveria ser vingado, após ter recebido o castigo divino da perda da terra e, consequentemente, ser transformado em fugitivo, errante. (Gn 4.8-16). Entretanto, Deus coloca um sinal em Caim para que não seja vingado. Quem matar Caim, será vingado sete vezes. Com estes sinais, a violência é contida.

A queda do avião de uma empresa da Ucrânia matou 176 pessoas inocentes. Forças Militares do Irã admitem o erro. Há 30 anos, Forças Militares dos Estados Unidos derrubaram, por engano, um avião do Irã, matando mais pessoas que desta vez. Violência gera violência! Os extremistas, donos da verdade, estão nos diversos lados dos conflitos e se promovem com a matança de inocentes em suas campanhas eleitorais.

As mensagens bíblicas do início do novo ano ainda repercutem o tema da paz do Natal. Entre elas, está o Salmo 29, tema da pregação, cujo versículo 11 nos anuncia: O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz. Logo, deduzimos o seguinte lema: Deus acima de tudo; a paz acima de todas as pessoas!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br