Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 03:29

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

Justa estima ditada pela sabedoria

Chovera a noite todo na Vale do Taquari, aonde fui assessorar um grupo de lideranças das nossas Comunidades, em um salão à beira do rio, que estava mais de dez metros acima do seu nível normal. A intensa chuva da noite atrasou o início das atividades. Enquanto tomávamos o café como recepção de boas-vindas, conversávamos sobre o morro que desceu, soterrando uma família de sobrenome alemão de uma das Comunidades.

Diante desta calamidade, com voz serena e lágrimas, uma senhora manifestou a sua dor: ‘Sempre pensei que estas desgraças só aconteciam com os pobres que vivem nos morros cariocas! Agora, aconteceu com os nossos’.

As pessoas que ali estavam, todas lideranças ponderadas e com muita sabedoria, ouviram sem julgar a dor, também gerada, em parte, pelo preconceito. A dor daquela mulher precisou ser ouvida e foi ouvida, sem julgamento.

A frase sofrida daquela liderança me levou, ao fim daquele dia de estudos, a concluir com a leitura de Romanos 12.3: Em virtude da graça que me foi concedida, eu peço a cada um de vós que não tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que convém, mas uma justa estima, ditada pela sabedoria, de acordo com a medida da fé que Deus dispensou a cada um.

Diferente daquele preconceito, que misturou sabedoria e uma não tão justa estima, são alguns discursos de pastores midiáticos na época de pandemia. Hoje, faço questão de dar nome, pois a sua fala foi pública contra as autoridades paulistas que insistiam no isolamento para proteger as pessoas. Valdemiro Santiago, que se intitula apóstolo, cuja instituição tem uma dívida fiscal de mais de cem milhões de reais com a Receita Federal, falou que viveu na África no tempo da epidemia do Ebola, ‘e nada me pegou. Não é agora que este vírus vai me pegar. Estou protegido’ e continua desdenhando, junto com tantas outras lideranças religiosas, das orientações que buscam nos proteger do contágio.

O referido pastor midiático também desdenhou da exortação do apóstolo Paulo: Não pense de si além do que convém. Cremos em Deus, mas não estamos isentos da contaminação. Confiamos em Deus, mas acidentes acontecem, porém menos se cuidarmos de nós e das pessoas que nos cercam.

Logo, ter um conceito de si mesmo mais elevado que convêm implica renegar uma justa estima. Também poderíamos dizer diferente: ter uma ideia de si mesmo inferior ao que convém nos leva a uma injusta estima. Ambas não são ditadas pela sabedoria que vem da graça, que não nos coloca em cima do muro, mas sob a justiça da graça que atende às nossas necessidades, mas não aos nossos desejos ilimitados.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br