Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 840

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:12

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

O Vendedor de Passados

Nasci e me criei em uma família que não se cansava de repetir histórias e frases ditas pelos Pastores. Entre tantas, há uma cada vez mais atual: A gente precisa andar com a confiança em uma mão e a desconfi ança na outra... Estas sabedorias das gerações passadas precisam ser guardadas no coração, pois nos ajudam a viver o presente sem ilusões.

Esta frase brotou em mim ao ver o filme brasileiro O Vendedor de Passados (2015), com o ator Lázaro Ramos. Não vou contar o filme – que merece ser visto. O protagonista, Vicente, inventa o passado para pessoas insatisfeitas com o que foram até aqui. Com dados e fotos, ele recria os passados e as pessoas pagam por este trabalho. Querem ser o que não foram, mesmo sabendo que o novo passado será falso.

Uma das personagens do filme quer um novo passado, mas não dá nenhuma informação. O Vendedor apenas tem fotos dela. Ele inventa uma história para aquela mulher, que se dá por satisfeita com um passado que não é dela. Tempos depois, ela escreve um livro sobre o seu passado e faz muito sucesso, mas o Vendedor de Passados fica indignado, porque há personagens que são verdadeiros e não deveriam estar no livro. Ela pode ser processada.

O passado do Vendedor é revelado pelos seus pais, um Médico e uma Psicóloga. Também eles inventaram uma história para o personagem principal, que era adotivo, mas lhe revelam, por meio de uma fita, a história real em certo momento da vida: o Vendedor, encontrado em um lixão, com poucas horas de vida, foi socorrido no hospital pelo Médico que, então, o adotou. Assim, ao descobrir a sua história verdadeira, o Vendedor de Passados questionou: Você acredita naquilo que lhe falam?

Hoje, se fala muito em fake news. Inclusive, há um debate no Congresso Nacional para criar leis que coíbam a divulgação de mentiras, usadas para destruir carreiras de adversários políticos e até ganhar Eleições. Isso não é novo... Quem não aprendeu no Ensino Confirmatório que não devemos dar falso testemunho?

Empresas e pessoas inventam passados e presentes mentirosos e os divulgam. Até mentem em nome de Deus, dizendo que a verdade vos libertará! Muitas pessoas cristãs passam o falso testemunho adiante, como se fosse verdade...

Não precisamos apelar para ‘vendedores de passado’ nem precisamos de dinheiro para sermos diferentes do que fomos até aqui. É de graça! Participe da Santa Ceia, peça perdão e as coisas antigas se farão novas, pois, se alguém está em Cristo, é nova criatura (2Co 5.17).

Fica a dica: vejam o filme, que não é a respeito de religião, mas sobre fé!

P. Dr. Oneide Bobsin | Docente na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br