Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 21:28

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

A ressurreição do Messias muda tudo radicalmente

Podemos dar crédito a uma história contada por um incrédulo? Parece que este é o drama do filme Ressurreição (2016), cujo personagem principal é um militar romano, Clavius, sob as ordens de Pôncio Pilatos, Governador instituído pelo Império Romano para controlar o povo judeu. O Governador e o militar desejam agradar o Imperador de Roma.

O Messias é um problema para as carreiras de ambos. Às vésperas da visita do Imperador, o Governador está preocupado com fake news sobre a ressurreição do Messias. Para evitar revoltas por parte da população, Pilatos incumbe Clavius de investigar as notícias sobre a ressurreição do crucificado. O militar começa pelos guardas do sepulcro, que haviam dormido demais, sob o efeito do álcool, e deixaram os discípulos roubarem o corpo de Jesus. Não satisfeito, interroga mulheres que viu na crucificação e ameaça os discípulos.

Sob a pressão do Império Romano, Pilatos exige a averiguação das valas onde os corpos dos crucificados eram jogados. O Tribuno romano não encontra o corpo com as marcas de perfuração de Jesus, cujas pernas não foram quebradas, um costume romano.

Quando o fracasso da investigação era iminente, Clavius encontra o grupo de discípulos reunidos a portas fechadas. O militar vê que Jesus está no meio deles, larga a sua espada e parece esmorecer. Não acredita no que está vendo. A sua investigação toma outro sentido. Ele não dá mais satisfação a Pilatos. Mesmo incrédulo, o militar deixa de perseguir as pessoas que seguem Jesus e passa a acompanhá-las.

Na perseguição da tropa de Pilatos para prender os discípulos, Clavius os protege e pede ao subordinado que os encontrou para fi car calado. Ele acompanha os discípulos, testemunha os milagres da pesca e vê Jesus caminhar sobre as águas.

Agora amigo dos discípulos, Clavius se despede de Pedro com um abraço. Pedro mostra a marca da facada do militar na sua perna. De fato, não foi uma facada ‘virtual’. O sinal da violência foi transformado em sinal de uma amizade nascida do perdão. O militar nunca encontrou o corpo de Jesus, pois ‘ele está em todo o lugar’, nas palavras de um seguidor. Pilatos ficou sem resposta, oscilante como no dia em que lavou as mãos diante do inocente.

A ressurreição do Messias muda radicalmente a vida e as situações, atesta o filme. No entanto, somos como o militar romano, incrédulos tocados por Jesus. Preferimos crer em messias que evitam a cruz, mas crucificam a população com um sistema de saúde fracassado, não obstante os esforços dos profi ssionais de saúde, com uma educação atirada às traças, em que sucedem Ministros pouco afeitos à educação, especialmente das pessoas mais pobres.

Em 7 de setembro, cantemos: Pátria amada, sim! Idolatrada... jamais!

P. Dr. Oneide Bobsin | Docente na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br