Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 844

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 20:42

Perspectiva - P. DR. Oneide Bobsin

A Boa Notícia (Já temos vacina!)

Recebi a sugestão de escrever sobre a vacina contra o novo Coronavírus. Ao ler a primeira frase, ponderei ‘Todo mundo escreve sobre o Covid-19... O que eu teria de novo para trazer?’. Aí, pensei: ‘Não sou cientista nem pertenço à área médica, mas faço parte do grupo que gostaria de ser vacinado logo após a vacinação das equipes de saúde’.

Fiquei mais intrigado quando o texto argumentava sobre já termos uma vacina. Cheguei a pensar nos pregadores evangélicos da TV, que ganham dinheiro iludindo as pessoas com falsos milagres. Pior é que ganham ainda mais dinheiro quando se aliam a governantes que fazem ‘guerrinhas’ sobre as supostas ideologias políticas das vacinas, a fim de manipular a população, escondendo os seus interesses eleitorais. Para eles, as eleições são mais importantes que a população.

Para o nosso alívio, as pesquisas mostram que quase 90% das pessoas desejam ser vacinadas assim que a vacina for liberada pelos órgãos competentes. Mais: nem se perguntam pela origem da vacina! O bom senso ensina que não interessa entrar nesta polêmica política sobre a ideologia comunista e capitalista. Fui criado em uma família com muitos comerciantes. Comprava-se de quem vendia e vendiase para quem comprava, independente das características que nos fazem diferentes, mas não desiguais.

Falta uma resposta sobre a vacina, não falta? Quem escreveu não era negacionista, aquelas pessoas que ‘criam’ uma realidade para escapar de uma verdade desconfortável. Então, por que afi rmou que já temos uma vacina? Na verdade, ela se referia a uma antiga Boa Notícia, ou seja, ao Evangelho, que se faz presente nos serviços aos próximos, na diaconia!

Enquanto a vacina contra o Covid-19 não chega para a população, precisamos redobrar os nossos esforços para prevenir a disseminação desse vírus. Devemos colocar em prática o Mandamento do Amor. Como fazer isso? Usando máscara de proteção, respeitando o distanciamento social, evitando aglomerações, fazendo uso do álcool em gel e seguindo as demais orientações dos órgãos de saúde.

Também são possibilidades de exercitar a diaconia o auxílio no sentido de conscientizar cada vez mais pessoas a respeito dessas medidas e, para quem tem condições, ajudar com a doação de produtos de higiene para quem não têm acesso. Quanto menos pessoas forem contaminadas, melhor será para o sistema de saúde, pois mais leitos e cuidados médicos estarão disponíveis para quem realmente precisar deles.

Quem já foi vacinado pelo amor de Jesus Cristo, cuida de si cuidando das outras pessoas. Esta vacina é de graça e já está entre nós. Para receber, basta ter fé em Jesus Cristo.

P. Dr. Oneide Bobsin | Docente na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br