Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 826

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 15:08

Presidência

Jesus Cristo supera barreiras

O ressuscitado chama pelo nome!

Vivemos tempo de Páscoa e Ressureição. A passagem de João 20.11-18 relata a aparição de Jesus a Maria Madalena. Ela vai ao sepulcro e encontra a pedra removida. No versículo11, Maria está aos prantos e, no 18, depois de falar com Jesus, vemos Maria anunciando o que testemunhara. Como se dá tão grande transformação?

O túmulo estava vazio. A dor e o medo eram grandes. O pranto expressa o estado de espirito. Ela viu dois anjos sentados no lugar em que o corpo de Jesus fora deixado. Depois de falar com os anjos, Maria se vira para ir embora daquele lugar que lhe causava tristeza. Neste momento, Jesus fala sem ela o reconhecer. Maria pergunta se, porventura, não havia subtraído o corpo da sepultura.

Como Jesus se relaciona com pessoas desconfiadas? Ele dá atenção! Ele sabe que a ressurreição é algo maior que a capacidade de compreensão. Sabe que a ressurreição questiona a lógica humana e o seu jeito de pensar. Jesus dá tempo, pois sabe que a fé precisa fixar raízes. Para chegar à fé, o caminho é longo e, às vezes, tortuoso. Para que alcance a fé firme, confiante a partir da ressurreição, Jesus lhe dirige a palavra. Ao falar com Maria, ajuda-a a sair das limitações dos seus pensamentos e expõe o amor de Deus.

Maria Madalena dialoga com dois anjos sentados no sepulcro. Expõe a sua aflição. Volta-se para sair e se depara com uma terceira pessoa, que ela imagina ser o responsável pelo cemitério. Fixa em sua dor, fala: se o Senhor o tirou daqui, diga onde o colocou e eu irei buscá-lo (v.15). Maria Madalena estava desconfiada. Ela não reconhece o Mestre, assim como, muitas vezes, não reconhecemos a ação de Jesus. Então, Jesus diz: Mulher, por que você esta chorando? Quem você esta procurando? Depois, Jesus diz: Maria! Jesus chama Maria Madalena pelo nome.

Na relação pessoal de Jesus com Maria Madalena, ocorre a transformação. A relação com Jesus pode transformar desesperança em esperança. Jesus acolhe Maria Madalena em seu sofrimento. Assim, ele também acolhe os que chegam à sua presença. A resposta de Maria foi: Raboni. Ela fala com Jesus como era antes da crucificação. Maria Madalena se entrega às mãos de Jesus.

Páscoa significa confiança. A ressurreição de Jesus oferece tal possibilidade, por isso canta-se: Cristo venceu a morte. Bendita a nossa sorte! Um novo dia nos alumia. Mesmo que angustiados, não somos dominados, pois Cristo fala, e o mal se cala (LCI 434).

P. Odair Braun | Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br